Alemanha deve relaxar restrições com testes em massa

A chanceler Angela Merkel deve debater as opções de flexibilização com os 16 chefes de governo estaduais nesta quarta-feira (3)

© Shutterstock

Mundo ALEMANHA-CORONAVÍRUS 03/03/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Alemanha se prepara para relaxar restrições e reabrir algumas lojas, apostando em milhões de testes para tentar evitar uma terceira onda de infecções, segundo pessoas que participaram de uma reunião parlamentar nesta terça-feira (2).

PUB

A chanceler Angela Merkel deve debater as opções de flexibilização com os 16 chefes de governo estaduais nesta quarta-feira (3).

A dirigente, que adotou uma linha dura na gestão da pandemia, reconheceu que a população deseja um retorno a uma vida mais normal.

Merkel enfrenta pressão crescente para definir um roteiro claro para reabrir o país após meses de bloqueio, com o ministro das Finanças, Olaf Scholz, se juntando ao coro.

O plano de abertura prevê que, a partir de segunda-feira (8), serão permitidos os contatos entre "duas unidades familiares", sem ultrapassar o total de cinco adultos, não incluídos os menores de 14 anos -até agora, os contatos domiciliares são limitados a uma única pessoa externa à família.

Além disso, floriculturas, livrarias, centros de jardinagem, estúdios de tatuagem, salões de manicure e massagens também poderão reabrir.

Nas últimas semanas, o governo autorizou a reabertura gradual de escolas, após dois meses fechadas, e de cabeleireiros, com agendamento.

A estratégia também pretende testar a população em massa. Segundo a proposta, o Ministério da Saúde quer oferecer a todos os cidadãos dois testes gratuitos por semana até o final de junho.

A Alemanha já planeja testar funcionários de escolas e creches, assim como os alunos, e também está considerando fazer com que as empresas os ofereçam a seus trabalhadores presenciais.

As taxas de mortalidade e o número de pacientes em terapia intensiva vêm diminuindo desde janeiro, mas Merkel disse aos parlamentares para se prepararem para "pisar no freio" caso as infecções comecem a aumentar.

Restaurantes, bares e locais de entretenimento estão fechados desde o início de novembro, enquanto lojas e outros serviços não abrem desde meados de dezembro. Com o feriado da Páscoa se aproximando, o esboço do acordo apela aos alemães para evitar viagens domésticas e internacionais.

O país soma mais de 70 mil mortes e 2 milhões de casos -nas últimas 24h, registrou 362 óbitos e 2.274 novas infecções.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 7 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

justica Santos Há 12 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

mundo Miami Há 16 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

fama MADONNA-RIO Há 15 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama MADONNA-RIO Há 10 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama Bruce Willis Há 16 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

fama BERNARD-HILL Há 9 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

brasil Rio Grande do Sul Há 12 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

fama Rio de Janeiro Há 16 Horas

Madonna encerra show histórico em Copacabana com homenagem a Michael Jackson

brasil CHUVA-RS Há 9 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'