Covid-19: Desequilíbrio na produção de citocinas aumenta mortalidade

Estudo afirma que o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, desregula a produção de determinadas proteínas do sistema imunológico, provocando consequentemente respostas imunes mais perigosas, comparativamente a outros vírus.

© Shutterstock

Lifestyle Óbitos 03/03/21 POR NMBR

Uma nova pesquisa, realizada por pesquisadores dos Institutos Earlham e Quadram, no Reino Unido, reitera a conjectura de que, ao invés de ajudar, em certos casos a resposta do corpo humano à infecçãopelo novo coronavírus pode ser fatal, explica um artigo publicado na revista Galileu.

PUB

O estudo, divulgado no Frontiers in Immunology, analisou como o sistema imunológico reage quando interage com cinco vírus distintos, nomeadamente: o Mers-CoV,que se propagou no Médio Oriente em 2012; o SARS-CoV, que surgiu na China em 2003; dois subtipos de vírus influenza A (H5N1 e H7N9); e o mais recente SARS-CoV-2.

De acordo com os cientistas, estes vírus têm a capacidade de provocar um fenômeno geralmente apelidado de 'tempestade de citocinas' – ou Síndrome de Liberação de Citocinas (SRC).

Leia Também: Veja por quanto tempo se isolar e qual teste fazer em caso de sintomas de Covid-19

Este quadro é observado quando o sistema imunitário responde de forma exagerada a uma infecção, produzindo citocinas em exagero. Por sua vez, esta reação excessiva, não só combate os vírus como também - e paradoxalmente - o próprio corpo do doente, resultando na falência de órgãos e levando inclusive à morte.

A pesquisa britânica aponta que o SARS-CoV-2 está por trás de um desajuste na produção de reguladores específicos associados à resposta das citocinas, tornando esse desequilíbrio significativamente mais letal em comparação aos outros vírus.

"O SARS-CoV-2 não eleva todas ascitocinas esperadas em pacientes como os outros vírus respiratórios estudados, como as citocinas elevadas após uma infecção por influenza: IL-2, IL-10, IL-4 ou IL-5”, diz o estudo.

As citocinasIFN-γ e a IL-1β ficam assim desestabilizadas devido à ação do novo coronavírus.

Para efeitos daquela pesquisa, explica a Galileu, os investigadores realizaram uma meta-análise através da análise de mais de cinco mil estudos da literatura científica com dados de pacientes – simulação dereaçõesem laboratório e linhagens celulares foram descartados – que, durante ainfecçãopor um dos cinco tipos de vírus mencionados, registaram uma subida ou nenhuma alteração nos níveis decitocinas.

"O nosso objetivo é que esse mapeamento de respostas de citocinas ajude os especialistas a identificar intervenções que podem aliviar casos graves de Covid-19 e outras doenças que causam desequilíbrio na produção de citocinas", conclui o estudo.

Leia Também: Variante brasileira pode driblar Coronavac, sugere estudo

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 21 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

mundo Antártida Há 22 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama Redes Sociais Há 21 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Luto Há 6 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

mundo Titanic Há 7 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech ESA Há 4 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

tech Ataque Há 3 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Casais famosos Há 16 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Argentina Há 6 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

tech Justiça Há 16 Horas

X nega ter flexibilizado bloqueios e diz que perfis aproveitaram 'falha técnico-operacional'