Saiba como agir diante da confirmação da Covid-19

Em relação à realização do teste para a detecção do coronavírus, Adielma diz que é muito importante não recorrer a esse exame no primeiro dia do sintoma, para que não haja um falso negativo

© Shutterstock

Lifestyle Adielma Nizarala 05/03/21 POR NMBR

É muito comum ter dúvidas diante de um diagnóstico positivo para a Covid-19. Para orientar a população sobre os principais cuidados, a infectologista da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS), Adielma Nizarala, faz algumas recomendações que abrangem tanto o período de infecção como o momento de realização do teste e de recuperação do indivíduo.

PUB

Para quem recebeu o diagnóstico e está sem os sintomas, a recomendação é fazer o isolamento domiciliar e a utilização da máscara. Quem mora com outras pessoas deve se isolar em determinado cômodo da casa, a exemplo do quarto. Se não for possível esta ação, a recomendação é utilizar a máscara dentro de casa e a mesma medida de proteção deve ser adotada pelo restante da família.

Quando o indivíduo apresenta sintomas respiratórios leves, entre eles coriza, um pouco de dor de cabeça e febre baixa, precisa procurar as unidades de atenção primária, ou seja, a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Mas, se os sintomas são graves, então o local indicado para o atendimento são as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os gripários, construídos justamente para atender pessoas com sintomas das síndromes virais.

Para todos aqueles que estão com a Covid-19, seja sintomático ou assintomático, a recomendação é se hidratar e alimentar bem, além de evitar o consumo de bebidas alcoólicas, pois essas medidas ajudarão o corpo a combater o vírus e a ter uma boa recuperação. A infectologista alerta ainda a não utilizar suplementos dietéticos, a exemplo de vitaminas C e D, ou qualquer outro medicamento sem a recomendação de um profissional de saúde, pois eles não ajudam a evitar ou melhorar os sintomas da doença.

Em relação à realização do teste para a detecção do coronavírus, Adielma diz que é muito importante não recorrer a esse exame no primeiro dia do sintoma, para que não haja um falso negativo. “Espera completar as 72 horas. Se possível, para que não haja dúvidas, faça o teste no quarto dia de manhã. Eu digo isso, porque às vezes a pessoa começou a ter os sintomas à noite e no terceiro dia de manhã já quer fazer o RT-PCR. No entanto, nesse caso, as 72 horas de sintomatologia ainda não terão sido completadas”.

Retomada – Segundo Adielma, a retomada das atividades deve ocorrer no 14º dia de apresentação dos sintomas da doença. “Essa é a quantidade de dias recomendada para retomar as atividades, é claro que sem abrir mão das medidas de precaução. Considerando que o indivíduo realiza o teste com pelo menos três dias de sintomas, então ele pode retomar as atividades no 11º dia de realização do teste”, conta.

Independentemente de já ter tido a doença, de ter se vacinado e de já estar imunizado, as pessoas precisam manter todas as medidas de precaução até que toda a população tenha adquirido a chamada imunidade de rebanho, que depende de resposta imunológica individual e comunitária, e que só virá após cumprimento da campanha, ainda sem previsão para término.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Salvador.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 18 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 19 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 19 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 20 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 20 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 20 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 15 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 17 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 14 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 18 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula