Preso na Lava Jato, Argôlo faz Enem e passa para matemática na BA

O advogado de Luiz Argôlo irá solicitar a transferência dele para a Bahia.

© DR

Política Ex-deputado 19/01/16 POR Notícias Ao Minuto

O ex-deputado federal pela Bahia Luiz Argôlo (ex-SD), que foi condenado a 11 anos de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro na Operação Lava Jato, realizou a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e conseguiu uma vaga, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no curso de matemática da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

PUB

De acordo com as informações do G1, o advogado de Argôlo irá solicitar a transferência dele para a Bahia. A defesa aguar ainda o julgamento de pedidos de habeas corpus, para que Luiz Argôlo possa responder os processos em liberdade, segundo informado pelo advogado Sidney Peixoto, que representa o político.

Argôlo é um dos que constam na lista do Ministério da Educação. Peixoto afirmou que o ex-deputado tem interesse em pedir a transferência para cursar a universidade na Bahia. De acordo com Peixoto, Argôlo havia comunicado à defesa o interesse em se submeter ao exame e, mesmo antes da condenação, já participava de ações profissionalizantes para ocupar o tempo.

"Primeiro, de fato, tem a vontade do estudo, de tornar de alguma forma útil o tempo em que ele está lá. Ele já está fazendo curso profissionalizante, tem o seu tempo de leitura, enfim, vem usando melhor o tempo desde antes da sentença. E o fato de voltar para perto de casa também tem que ser pensado. Ele está preso desde abril, em Curitiba, e, no nosso entender, isso é até sem sentido", ressaltou o advogado. Sidney Peixoto disse que vai estar com o cliente na próxima semana e não tem detalhes sobre o que teria motivado a escolher matemática. "Com o recesso, acabei tendo as minhas idas e vindas diminuídas", disse.

A publicação refere que Luiz Argôlo está cumprindo pena no Complexo Médico-Penal (CMP), na Região de Curitiba. A defesa informou que aguarda julgamento de pedidos de habeas corpus já feitos para o Supremo Tribunal Federal (STF) e para o Tribunal Regional Federal (TRF), do Paraná.

Os dados do Sisu apontam que o ex-deputado passou para o turno da manhã, no campus localizado em Alagoinhas, a 100 km de Salvador, cidade considerada reduto eleitoral de Argôlo, que não tem diploma do ensino superior.

A reportagem recorda que o ex-parlamentar foi vereador de Entre Rios, onde nasceu, pelo extinto Partido da Frente Liberal (PFL), entre 2001 a 2004; e foi prefeito interino da cidade por dois meses de 2002. Em 2003, ele foi eleito deputado estadual pelo Partido Progressista Brasileiro (PPB), e foi reeleito em 2007. Já em 2011, foi eleito deputado federal.

Luiz Argôlo foi condenado a uma pena foi de 11 anos e 11 meses de reclusão em regime fechado inicialmente, além do pagamento de multas de R$ 459.740. Ele foi o terceiro político a ser condenado no curso da Operação Lava Jato. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 16 Horas

Após acidente, urso arrasta corpo de motorista para floresta nos EUA

fama Luana Piovani Há 16 Horas

'Meu filho ainda não foi para escola' diz Luana 'cutuca' Pedro Scooby

justica Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Saques e violência ampliam drama no Rio Grande do Sul

mundo Bioparc Há 13 Horas

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

mundo Polícia Há 7 Horas

'Menina lobo' que cresceu em bosque na Suíça é encontrada na Espanha

lifestyle Peso Há 14 Horas

Quatro hábitos que ajudam a acelerar o metabolismo e a emagrecer

justica Santa Teresa Há 15 Horas

Turista israelense é encontrada morta no Rio de Janeiro

mundo EUA Há 10 Horas

Mulher persegue ladrão e provoca acidente para reaver bolsa roubada

fama Hilary Duff Há 15 Horas

Hilary Duff dá à luz seu quarto bebê, em parto domiciliar na banheira

mundo Acidente Há 15 Horas

Caminhão colide de forma violenta contra ponte em rodovia dos EUA