Na primeira noite de restrições, maioria dos bares do Rio respeita regra

Entre 20h e 22h, o Estadão passou por pelo menos 48 bares ou restaurantes nos bairros de Copacabana, Ipanema, Leblon (zona sul), Tijuca, Grajaú, Praça da Bandeira (zona norte) e Lapa (centro). Apenas dois estavam abertos e recebendo clientes, um na avenida Atlântica, em Copacabana, e outro na Praça da Bandeira

© Reprodução/ oglobo.globo.com

Brasil RESTRIÇÕES-RJ 06/03/21 POR Estadao Conteudo

Na noite desta sexta-feira (5), a primeira em que bares e restaurantes do município do Rio de Janeiro deveriam fechar às 20h, por ordem da prefeitura, como medida para evitar aglomerações e combater a disseminação do coronavírus, a maioria dos estabelecimentos visitados pela reportagem seguiu a norma. Entre 20h e 22h, o Estadão passou por pelo menos 48 bares ou restaurantes nos bairros de Copacabana, Ipanema, Leblon (zona sul), Tijuca, Grajaú, Praça da Bandeira (zona norte) e Lapa (centro). Apenas dois estavam abertos e recebendo clientes, um na avenida Atlântica, em Copacabana, e outro na Praça da Bandeira. Oito estavam funcionando, mas sem público no local (o que é permitido, já que o estabelecimento pode entregar comida depois das 20h), e 38 estavam fechados.

PUB

O decreto municipal previa o fechamento a partir das 17h, mas a seccional carioca da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-RJ) conseguiu uma ordem judicial provisória autorizando que esses estabelecimentos funcionassem até as 20h. A prefeitura vai recorrer, mas por enquanto o que vale é esse horário das 20h.

Às 21h, a rua Dias Ferreira, que a essa hora, especialmente às sextas-feiras e sábados, fica completamente tomada pelos frequentadores de bares e pessoas que bebem drinques na rua mesmo, nesta sexta-feira estava praticamente vazia. A mesma situação foi flagrada pela reportagem na avenida Mem de Sá, na Lapa, outro ponto tradicional de concentração de boêmios no Rio.

Outra regra que começou a vigorar nesta sexta-feira, a proibição da reunião de grupos de pessoas pelas ruas a partir das 23h, não foi cumprida pelo menos na zona sul do Rio. Entre 23h30 e meia-noite, a reportagem flagrou concentrações de pessoas, conversando nas ruas, em Copacabana e Ipanema.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 18 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 19 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 19 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 20 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 20 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 20 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 15 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 17 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 14 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 18 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula