China terá passaporte digital para quem se vacinou ou está sem o coronavírus

Os anúncios foram feitos pelo chanceler chinês, Wang Yi, em entrevista durante o encontro do Congresso Nacional do Povo, uma das Duas Sessões que coroam o ano legislativo da ditadura chinesa -a outra é de um órgão consultivo

© Reprodução/ .gazetadopovo.com.br

Mundo CHINA-CORONAVÍRUS 07/03/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A China anunciou que vai introduzir um passaporte digital para facilitar o trânsito de pessoas já vacinadas contra a Covid-19 e que não são portadoras do novo coronavírus.

PUB

Ao mesmo tempo, o país respondeu às críticas de que prioriza a diplomacia da vacina lançando uma campanha de imunização para chineses que moram no exterior, incluindo locais como a contestada ilha de Taiwan.

Os anúncios foram feitos pelo chanceler chinês, Wang Yi, em entrevista durante o encontro do Congresso Nacional do Povo, uma das Duas Sessões que coroam o ano legislativo da ditadura chinesa -a outra é de um órgão consultivo.

Segundo Wang, está sendo finalizado um passaporte digital que dará à China e a outros países a possibilidade de checar o resultado de testes de presença do vírus (RT-PCR) e também se o viajante já recebeu alguma das vacinas no mercado.

Ele não deu detalhes sobre como isso funcionaria em relação a outros países, mas afirmou que "a privacidade pessoal estará totalmente protegida".

A iniciativa vem sendo discutida em outros países e é polêmica.

A Organização Mundial da Saúde se posicionou em fevereiro de forma contrária aos passaportes neste momento devido à questões técnicas, como a dúvida sobre a sua precisão em especial com as novas variantes do vírus à solta, e éticas, dada a desigualdade na distribuição mundial de vacinas.

Ainda assim, esse tipo de controle parece ser uma tendência. País que mais vacinou sua população, proporcionalmente, Israel instituiu o "passaporte verde" para uso doméstico -um aplicativo aponta quem recebeu duas doses do imunizante ou teve a Covid-19, abrindo as portas para centros comerciais, hotéis, academias e afins.

País onde a pandemia emergiu, no fim de 2019, a China foi bem-sucedida no controle e no impacto do coronavírus.

Seu programa de vacinação, contudo, anda a passos lentos devido ao tamanho de sua população -a maior do mundo, com 1,4 bilhão de pessoas, das quais 52 milhões (3,75%) já foram inoculadas.

Assim, Wang anunciou a Ação da Muda da Primavera, buscando estender a vacinação para cidadãos chineses no exterior -eles formam grandes minorias em locais como Taiwan e Singapura.

O caractere chinês para muda é o mesmo usado para vacina.

"Ninguém será deixado para trás sob nossa diplomacia para o povo", disse Wang, reforçando contudo que a China continuará a apoiar programas de vacinação em outros países.

São chineses os principais imunizantes usados hoje no Brasil, Indonésia e Turquia, por exemplo. Nesses casos, trata-se de vacinas compradas, mas lotes foram doados para nações mais pobres, como Iraque, Paquistão e Zimbábue, como parte do esforço geopolítico da China em melhorar sua imagem internacional.

Dois territórios chineses semiautônomos, Hong Kong e Macau, também receberam doses vindas do governo central da ditadura.

Tal inicativa também ocorre na Rússia, que já viu sua Sputnik V aprovada em 46 países, e na Índia -que tem um desafio semelhante ao chinês para imunizar 1,3 bilhão de pessoas, mas exporta insumos e vacinas prontas.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 12 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Miami Há 21 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

justica Santos Há 17 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 20 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama MADONNA-RIO Há 15 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama Bruce Willis Há 21 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

fama BERNARD-HILL Há 14 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

brasil Rio Grande do Sul Há 17 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

brasil CHUVA-RS Há 14 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'