Receita: Salada de Frango Defumado com Parafuso

Aprenda a defumar e tornar receitas ainda mais saborosas. Coloque as dicas em prática fazendo a Salada de Frango Defumado com Parafuso

© Divulgação

Lifestyle Delícia 15/03/21 POR Rafael Damas

O processo de defumação é utilizado há muitos anos, pois no passado se tratava do único recurso para manter a qualidade da carne por mais tempo. Hoje, a técnica é empregada para fazer a aromatização dos alimentos com essências de madeira ou especiarias, a partir da liberação de fumaça. Carnes em geral podem ser defumadas, como frangos e peixes, especialmente o salmão. Para te ajudar nessa missão, selecionamos quatro dicas para você aprender como defumar da maneira correta e deixar os alimentos com sabor ainda mais marcante e especial.

PUB

Para fazer a defumação quente ao ar livre, use um defumador próprio ou monte uma grelha de churrasco;Para fazer a defumação quente na cozinha, use uma caixa defumadora, que vai ao forno, ou forre uma panela e a tampa com papel alumínio. Coloque um pacote de papel alumínio com as substâncias aromáticas que preferir no fundo da panela e o alimento sobre uma grade. Feche bem a panela e aqueça em fogo médio até sentir o cheiro da fumaça. Continue defumando, desligue o fogo e deixe a panela esfriar, ainda coberta, até a fumaça não escapar mais;Para obter o melhor sabor defumado, evite que os materiais aromáticos queimem, controlando sua temperatura ou a quantidade de oxigênio fornecida. Mergulhe as madeiras em água antes de colocá-las sobre carvões incandescentes ou embrulhe-as em papel alumínio com pequenos cortes para a fumaça sair. Feche a ventilação da grelha para que as chamas desapareçam por causa da falta de oxigênio e reste apenas o carvão;Para fazer defumação a frio, use um defumador próprio. Para a defumação de grandes pedaços de carne ou de peixe são necessárias duas câmaras separadas, porém interligadas: uma delas quente, contendo a fonte da fumaça, e outra em temperatura ambiente, contendo o alimento. Caso queira uma defumação a frio, ideal para pequenos pedaços e pratos prontos, use um defumador portátil.

Agora que você já sabe como defumar proteínas em geral, coloque as dicas em prática fazendo a Salada de Frango Defumado com Parafuso, que é saudável, nutritiva e leve.

Confira a receita:

Ingredientes:

500 g de Parafuso Vitarella

1 kg frango desossado em lascas (você pode comparar o frango já defumado ou defumá-lo em casa, seguindo as dicas acima)1 abacaxi em cubos

2 maçãs verdes em cubos

2 maçãs vermelhas em cubos

300 g de queijo prato em cubos

80 g de ameixa desidratada

1 xícara de salsão picadinho

800 g de maionese

400 g de creme de leite

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe o parafuso em água e sal por 5 minutos. Escorra.Coloque o creme de leite e a maionese em um recipiente.Misture o abacaxi, as maçãs, o salsão, a ameixa, o frango defumado e o queijo.Acrescente o Parafuso e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.Sirva em seguida.
PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

mundo Antártida agora mesmo

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

tech ESA Há 5 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama Redes Sociais agora mesmo

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Luto Há 7 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

mundo Titanic Há 7 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 4 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Casais famosos Há 17 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Argentina Há 7 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina