Falta de bloqueadores musculares obriga médicos a recorrerem a drogas de terceira linha

Já em agosto, a Anvisa publicou um edital de chamamento para que empresas detentoras de registros de medicamentos informassem à agência, diariamente, dados sobre produção, estoque, venda e risco de escassez de 20 drogas do kit intubação.

© Getty Images

Brasil CORONAVÍRUS-INSUMOS 22/03/21 POR Folhapress

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A escassez de bloqueadores neuromusculares e sedativos vem obrigando equipes médicas a recorrerem a drogas de segunda ou terceira linha; a racionarem o uso dessas drogas; e a compensarem a ausência de um medicamento com a sobrecarga de outro, uma forma de se buscar a sobrevida de pacientes com Covid-19 que precisam ser intubados.

PUB

Os resultados são mais sofrimento e angústia nos leitos de UTI, prejuízo na adaptação de pacientes à ventilação mecânica e mais mortes, segundo médicos intensivistas ouvidos pela Folha de S.Paulo.

Diante de sucessivos alertas de que o esgotamento de medicamentos é uma questão de dias, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu adotar medidas regulatórias emergenciais, como a possibilidade de importação direta de insumos por hospitais.

O Ministério da Saúde anunciou novas requisições administrativas de medicamentos, feitas diretamente aos fabricantes, para tentar evitar um colapso definitivo nas UTIs.

O principal problema, segundo o relato dos profissionais, é a falta dos bloqueadores, medicamentos que relaxam a musculatura e a caixa torácica e evitam que os pacientes "briguem" com a ventilação mecânica.

Até a pandemia, essas drogas estavam mais restritas aos centros cirúrgicos. Passaram a ser decisivas no tratamento de pacientes que precisam ser intubados.

O procedimento mais comum, num processo de intubação, é a administração de um analgésico, seguido de um sedativo para a provocação do coma induzido. Os bloqueadores musculares são aplicados na sequência e durante o período de intubação.

A falta de bloqueadores vem fazendo com que médicos tentem compensar essa escassez com mais sedativos, uma forma de se buscar o relaxamento necessário e a garantia de ventilação mecânica. Profissionais de saúde relatam que essa compensação, que precisa ser feita diante de falta de alternativas, contribui para mais mortes nas UTIs.

Os dados sobre estoques e vendas do chamado kit intubação, informados à Anvisa desde agosto, quando a escassez já era uma realidade, evidenciam o drama da falta desses relaxantes musculares.

O estoque de besilato de atracúrio em março, por exemplo, equivale a apenas 6% das vendas feitas. Do besilato de cisatracúrio, 4,5%.

O mesmo banco de dados da Anvisa revela que União, estados e municípios são responsáveis por apenas 13,6% das compras diretas de drogas do kit intubação. A maior parte fica com distribuidoras (63,2%), de quem o poder público também compra, e com estabelecimentos privados (22,3%).

Existe um verdadeiro apagão de fornecimento de determinadas drogas pelo setor público em estados da região Norte e em parte dos estados do Nordeste, segundo a compilação feita pela Anvisa.

Com a escassez mais aguda, médicos precisam recorrer a sedativos e bloqueadores que consideram de segunda ou terceira linha. Ou é isso ou é nada, em muitos casos.

"Em vez de usar um de primeira linha, usamos um de segunda ou terceira linha. Com isso, o ato de intubar fica mais difícil e a adaptação à ventilação, prejudicada. Essas drogas provocam mais efeitos adversos em pacientes", afirma Wagner Nedel, que representa a Amib (Associação de Medicina Intensiva Brasileira) no Rio Grande do Sul, estado onde o sistema de saúde colapsou.

No Paraná, onde também houve colapso da rede pública de saúde, unidades deixaram de atender pacientes com Covid-19, em estado grave, por falta de drogas do kit intubação.

Os médicos já foram avisados que o esgotamento de medicamentos segue uma ordem: primeiro os bloqueadores neuromusculares, depois os sedativos e, então, os analgésicos.

"Com a pandemia, o consumo de bloqueadores se elevou 5.000%. Antes, éramos refratários a esse tipo de droga, em razão de atrofiamentos [decorrentes de paralisias prolongadas dos pacientes]. Hoje, o pensamento é que isso se resolve depois. Agora é preciso 'bloquear' para brigar pela vida", diz Rafael Deucher, presidente da Sociedade de Terapia Intensiva do Paraná.

Segundo ele, a falta de sedativos e bloqueadores deixa um paciente grave intratável. "Às vezes, passa a ser necessário carregar a mão mais em um medicamento do que em outro.".

Já em agosto, a Anvisa publicou um edital de chamamento para que empresas detentoras de registros de medicamentos informassem à agência, diariamente, dados sobre produção, estoque, venda e risco de escassez de 20 drogas do kit intubação.

Bloqueadores neuromusculares, sedativos e analgésicos já estavam em falta naquele momento. Em setembro, um documento do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) já alertava que "a classe dos neurobloqueadores musculares é a que impõe maior atenção e cuidados de gestão".

Em 90% dos estados, já naquele momento, a quantidade de cisatracúrio era suficiente para menos de cinco dias. Em 70%, o atracúrio era suficiente para menos de dez dias.

O Conass passou a fornecer planilhas ao Ministério da Saúde com detalhes sobre consumo e estoque nos estados. Com base nessas planilhas, a pasta tenta garantir o abastecimento de medicamentos básicos para intubação.

Para isso, um dos principais instrumentos usados é a requisição administrativa. O ministério obriga que a indústria entregue o produto, mediante posterior indenização. A prática está prevista na Constituição Federal, para situações como a de uma pandemia.

As quantidades fornecidas são insuficientes desde os primeiros meses da pandemia. O MPF (Ministério Público Federal) investiga essa escassez, e a incapacidade do Ministério da Saúde em suprir os medicamentos, desde junho de 2020.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 20 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 21 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 22 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 23 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 22 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 23 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 18 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 20 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 17 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 21 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula