Djonga corre risco de ter seu segundo álbum pandêmico esquecido

Disco bom? Sim. As letras são bem trabalhadas, o flow é avançado, álbum digno do rapper mais influente dos últimos anos

© Divulgação

Cultura MÚSICA-CRÍTICA 22/03/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Tudo indica que estamos presos em um pesadelo de Marty McFly em "De Volta para o Futuro" –ou seria passado? Um ano se passou e nos encontramos no mesmo cenário, atravessamos as mesmas datas e as mesmas pedradas. Tão acostumados a dormir e a acordar chocados que o religioso dia mais importante de março –para o rap nacional, claro–, o Djonga Day, em que o rapper lançou um novo álbum, passou e nem fez cócegas.

PUB

Disco bom? Sim. As letras são bem trabalhadas, o flow é avançado, álbum digno do rapper mais influente dos últimos anos. A questão é: tudo passou tão rápido que nem parece que já são dois álbuns do cantor em plena pandemia. Há o risco de um deles ser esquecido.

Aparentemente "Nu" veio para mostrar um outro lado do Djonga, o Gustavo Pereira Marques, de 26 anos, que venceu na vida e está cansado da opinião pública. Observação que é destacada logo na capa do disco. Com foto de Jeferson Delgado, a arte da capa mostra a cabeça do rapper sendo servida de bandeja enquanto o fotografam, lhe apontam o dedo e o ofendem.

É perceptível a insatisfação do rapper com as críticas que recebeu durante a pandemia por ir a manifestações e por ter participado de um show em dezembro de 2020. Cancelamentos, racismo pela internet e a cobrança de ser representante de uma geração está pesando.

"Quanto mais sucesso, menos divertido/ Eu não era assim, sou fruto do meio/ Meu coração parece um balde furado/ Acho que o vazio me pegou em cheio", é assim que Djonga finaliza a primeira música, "Nós", desse que é o seu quinto álbum, intitulado "Nu".

Mas mesmo abalado, ele pode ficar tranquilo, porque o disco não deixa a desejar nos versos com ideias bem atualizadas politicamente, voz agressiva, antirracista e com grandes referências ao cenário pop brasileiro, incluído o Big Brother Brasil 21.

Na música "Ó Quem Chega", ele reflete sobre um fim prematuro que sua carreira pode ter. "É que se eu parasse faltava arroz/ Se eu parar hoje eu deixo um legado." Seria uma pena esse ser o último Djonga Day. Citado nos primeiros versos, Coyote Beatz, seu fiel escudeiro, é quem está por trás da produção de "Nu" e dos seus últimos álbuns, "Heresia" (2017), "O Menino que Queria ser Deus" (2018), "Ladrão" (2019) e "Histórias da minha Área" (2020).

Em "Xapralá", faixa produzida por MDN Beatz, há um grande questionamento de onde estamos na história. Será que somos o fotógrafo documentarista Sebastião Salgado, ou o menino fotografado ao lado do urubu? Desistimos ou preferimos a humilhação, como a dúvida do ex-participante do BBB 21, Lucas Penteado? Reflexões que mostram os conflitos internos pelos quais o artista tem passado e que dão início a uma série de versos de autoquestionamentos. "O disco anterior era melhor/ O Djonga de ontem era melhor."

"Me Dá a Mão" é a faixa romântica tradicional dos discos do cantor. Nessa, ele fala de um amor já maduro e pede ajuda para "sair dessa vitorioso".

Na quinta música do álbum, "Vírgula", Djonga fala sobre ter alcançado estabilidade financeira e ser alvo de críticas por isso. Dinheiro, carro do ano, banquetes, uísque e muita música boa é o saldo que ele expõe nos versos. E finaliza com a letra de "Casa de Bamba", de Martinho da Vila, concluindo seu atual momento: "Na minha casa, ninguém passa fome/ Todo mundo bebe e todo mundo come/ Na minha casa, vale tudo, chefe/ Dança mina com mina e homem com o homem".

O outro lado do sucesso vem em "Ricô", música com participação do MC Doug Now, na qual Djonga fala dos problemas que o dinheiro trouxe. De uma forma bem debochada, ele se contradiz nas reflexões que iniciam o disco e agora se coloca como um consumista deliberado para quem o prazer é o que importa e ter chegado até ali é a justificativa.

Produzido por Thiago Braga e citando o comediante Yuri Marçal, nos versos da penúltima música do álbum, "Dá pra Ser?", o rapper volta a ser o cara consciente e assume erros do passado em seus relacionamentos. "Se eu não te fizer reinar, você está livre para voar."

O álbum é finalizado em uma grande autocrítica, resumida na música "Eu". Com vozes de William Bonner e Pedro Bial, Djonga percorre todo o caminho que o levou até o auge, ou, como ele mesmo cita, "a casa grande". Saúde mental, cansaço e solidão são os temas que ele mais aborda nesta música, e o desejo de estar no auge aparece. "Quem caça Simonal, caça Bob, caça Gadhi." A velocidade e frequência com a qual ele julga ser amado e odiado é um dos grandes motivos dessa reflexão sobre a carreira, e, talvez, para uma pausa nela.

Em resumo, Djonga agora quer esquecer o "Nós" e voltar a ser "Eu", o simples mineiro Gustavo, pai de Jorge e Iolanda, e marido da Malu. Quer ter uma vida simples e ver os filhos crescerem em paz. Se esse for o seu destino, isso será mais uma coisa que a pandemia nos levou.

NUOnde: Disponível nas plataformas de streamingAutor: DjongaGravadora: Ceia Ent.Avaliação: Muito bom

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 18 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 19 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 19 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 20 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 20 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 20 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 15 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 17 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 14 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 18 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula