Cenário com Lula em 2022 embaralha costura política para disputas no Nordeste

A avaliação é que o petista, que tem alta popularidade e já era encarado como forte cabo eleitoral, ganhou ainda mais peso no tabuleiro político caso protagonize a disputa pelo Planalto contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido)

© Reuters

Política LULA-2022 29/03/21 POR Folhapress

SALVADOR, BA, E RECIFE, PE (FOLHAPRESS) - A retomada da elegibilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) –com a anulação de suas condenações no âmbito da Lava Jato e a sua possível candidatura à Presidência da República em 2022– embaralhou costuras para disputa de governos estaduais, com impacto maior no Nordeste.

PUB

A avaliação é que o petista, que tem alta popularidade e já era encarado como forte cabo eleitoral, ganhou ainda mais peso no tabuleiro político caso protagonize a disputa pelo Planalto contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O novo cenário resultou em mudanças de estratégias, acelerou lançamento de pré-candidaturas no campo lulista e deixou alguns aliados de Bolsonaro do centrão em compasso de espera, aguardando as próximas movimentações para decidir qual rumo tomar.

As costuras estarão amarradas ao cenário nacional e passam por fatores como a popularidade de Bolsonaro, o fôlego do crescimento político de Lula e a capacidade dos partidos de centro-esquerda e centro-direita em construir uma alternativa viável ao Planalto.

"A retomada dos direitos políticos do presidente Lula impacta a política brasileira de maneira geral. Ele está com muita disposição e aberto para conversas com segmentos diversos da sociedade, compreendendo a complexidade do nosso país", diz o senador Rogério Carvalho (PT-SE).

No Nordeste, a avaliação é de que o retorno do presidente ao tabuleiro político fortalece o PT e aliados nas disputas pelos governos estaduais: "Lula tem legado. É óbvio que ninguém vive só disso, mas o legado é um lastro, uma credencial", avalia Carvalho.

O PT, que governa quatro estados na região Nordeste, já tem pré-candidatos para as eleições estaduais em, ao menos, três locais: Bahia, Piauí e Rio Grande do Norte.

Na Bahia, governada pelo partido há 15 anos, a decisão pela elegibilidade de Lula fez com que o PT antecipasse o anúncio do senador e ex-governador Jaques Wagner como pré-candidato ao governo.

Na costura definida, o governador Rui Costa (PT) ficaria até o fim do mandato e não seria candidato a nenhum cago, abrindo a vaga da disputa ao Senado para Otto Alencar (PSD) buscar a sua reeleição.

Wagner deve enfrentar nas urnas o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (DEM), em disputa que oporia dois dos principais protagonistas da política baiana na última década.

Com a alta rejeição de Jair Bolsonaro na Bahia, a tendência é que ACM Neto se coloque como oposição ao presidente. Por isso, dentro do DEM, ele defende a construção de uma terceira via que passa por conversas, inclusive, com nomes mais à esquerda, como Ciro Gomes (PDT).

Nas últimas semanas, o ex-prefeito de Salvador endureceu o tom das críticas a Bolsonaro, questionando a atuação do presidente no enfrentamento à pandemia. A estratégia é, desde já, tentar neutralizar um provável discurso do PT na campanha, que tentará ligar ACM Neto a Bolsonaro.

Aliados do ex-prefeito de Salvador avaliam que a provável candidatura de Lula à Presidência dificulta o objetivo de ACM de chegar ao governo do estado. Mas ponderam que o cenário poderia ser pior se o candidato petista ao Planalto fosse o atual governador baiano Rui Costa.

A tendência é que, ancorado em um candidato à Presidência de um partido de centro, o DEM baiano fuja da nacionalização da campanha e busque novos enfoques no discurso.

Um deles será uma espécie de embate geracional: com 42 anos, o ex-prefeito de Salvador buscará se apresentar como uma novidade frente a Jaques Wagner, 70, que junto com Lula, 75, reeditaria a mesma dobradinha das eleições de 2002 e 2006.

Os petistas, por sua vez, dizem acreditar que a alta popularidade de Lula e Rui Costa será suficiente para o grupo se manter no Governo da Bahia, sem maiores sobressaltos.

Já no Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra disputará a reeleição, enquanto no Piauí, o governador Wellington Dias trabalha o nome do secretário estadual da Fazenda, Rafael Fonteles. No caso de Sergipe, o pré-candidato é o senador Rogério Carvalho.

Nesse casos, contudo, a orientação é evitar movimentações políticas mais bruscas neste primeiro semestre, enquanto a pandemia permanecer em cenário mais crítico.

No Ceará, governado há sete anos por Camilo Santana (PT), a sucessão ainda depende das conversas com o PDT, principal aliado do governador petista. O partido ainda estudará possível candidatura em Pernambuco, com a deputada federal Marília Arraes.

No estado pernambucano, a volta de Lula ao tabuleiro estremeceu a aproximação de PSB e PDT em torno da provável candidatura de Ciro Gomes. Dirigentes do PSB já falam abertamente que uma possível composição com o PT não está descartada.

Parlamentares influentes do PSB pernambucano e pessoas próximas ao governador Paulo Câmara (PSB) avaliam que a entrada de Lula no jogo eleitoral de 2022 fragiliza a possibilidade de aliança do partido com o PDT.

Mesmo após uma campanha municipal bastante acirrada entre João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT), na qual o antipetismo foi usado com intensidade, há entre os socialistas o sentimento de que é possível um reposicionamento.

A avaliação predominante é de que uma candidatura mais ao centro, a exemplo de Ciro Gomes (PDT), encontraria dificuldade para criar musculatura eleitoral. Por outro lado, a alta popularidade de Lula facilitaria o caminho para manutenção da hegemonia do PSB em Pernambuco, que já dura 14 anos. Nas redes sociais, após decisões que beneficiaram o ex-presidente Lula, Paulo Câmara fez postagem de apoio ao petista.

Historicamente, Pernambuco tem peso bastante elevado nas decisões do PSB. Em 2018, por exemplo, após entendimento entre Lula e Câmara, o PT conseguiu nacionalmente neutralidade do PSB no primeiro turno da eleição presidencial.

A oposição ao PSB em Pernambuco tende a apostar em nomes novos, mas de famílias com tradição na política, para construir discurso de renovação. O principal nome deles é do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), filho do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB). Há negociações em curso para que ele migre para o DEM. Outro nome é o da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), filha do ex-governador João Lyra Neto.

Dentre os partidos do centrão, a palavra de ordem é aguardar e analisar qual será o cenário daqui a um ano. "Tem que ver o que vai acontecer. A força do presidente Lula no Nordeste é inconteste, ninguém questiona isso. Mas o presidente Bolsonaro também terá trunfos se a vacinação avançar e se a economia voltar a crescer", resume o deputado federal João Carlos Bacelar (PL-BA).

Por enquanto, o PL tende a caminhar com Bolsonaro, mas nada impedirá uma revoada de parte dos parlamentares e candidatos majoritários em direção a Lula, especialmente no Nordeste.

No Piauí, o senador Ciro Nogueira (PP) é pré-candidato ao governo. Publicamente, diz que mantém o apoio ao presidente e chegou a afirmar que avalia a elegibilidade de Lula como benéfica a Bolsonaro na disputa eleitoral. Por outro lado, passou a fazer críticas pontuais a Bolsonaro, afirmando que ele "perdeu a narrativa" das vacinas.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto 26/04/24

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Luto Há 9 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 7 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 10 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

mundo Antártida agora mesmo

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

tech Ataque Há 6 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Redes Sociais agora mesmo

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Casais famosos Há 1 Hora

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Argentina Há 9 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina