OMS não recomenda o uso de ivermectina por pacientes com covid-19

A nota da OMS informa que o grupo revisou dados de 16 ensaios clínicos randomizados

© Shutterstock

Mundo Estudo 31/03/21 POR Estadao Conteudo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta quarta-feira, 31, uma nota desaconselhando o uso da ivermectina por pacientes com covid-19. A entidade disse que as evidências sobre o uso do medicamento no tratamento da covid-19 são "inconclusivas" e que o remédio só deve ser usado dentro de estudos clínicos.

PUB

A recomendação se aplica a pacientes com covid-19 em qualquer grau de severidade da doença e agora faz parte das diretrizes da OMS sobre tratamentos para a doença.

A entidade disse que um painel internacional independente de especialistas foi designado para desenvolver diretrizes acerca do remédio "em resposta ao aumento da atenção internacional sobre a ivermectina como um tratamento potencial para covid-19."

A nota da OMS informa que o grupo revisou dados de 16 ensaios clínicos randomizados, totalizando 2.407 pacientes com covid-19 internados ou em cuidados ambulatoriais. A conclusão é que as evidências sobre os benefícios da ivermectina são de "certeza muito baixa" porque os estudos são pequenos e há limitações metodológicas dos dados de ensaios disponíveis.

O painel não analisou o uso de ivermectina como forma de prevenção à covid-19 e a OMS informou que esse uso não está listado em suas diretrizes de combate ao coronavírus. Na nota, a entidade ainda reforça que há uma "forte recomendação" contra o uso de hidroxicloroquina e cloroquina no tratamento da covid.

Na semana passada, o Estadão mostrou que pelo menos três pacientes morreram por hepatite medicamentosa causada pelo kit covid, que inclui ivermectina e cloroquina e não tem eficácia comprovada contra a doença. Outros cinco estão na fila do transplante de fígado. Hemorragias, insuficiência renal e arritmias também estão sendo observadas por profissionais de saúde entre pessoas que fizeram uso desse grupo de drogas.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 23 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Luto Há 8 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 6 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Antártida agora mesmo

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

mundo Titanic Há 9 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 5 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Redes Sociais agora mesmo

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Casais famosos Há 43 mins

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Argentina Há 8 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina