Ernesto ganha cargo administrativo no Itamaraty enquanto Bolsonaro decide nova função

A partir de agora, Ernesto deve despachar de uma sala no anexo 1 do Itamaraty, onde trabalha todo o segundo escalão da instituição

© Getty Images

Política ERNESTO-ARAÚJO 01/04/21 POR Folhapress

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Retirado do cargo de chanceler após forte pressão do centrão e de empresários, o ex-ministro Ernesto Araújo recebeu nesta quarta-feira (31) uma posição subordinada ao setor administrativo do Itamaraty.

PUB

De acordo com interlocutores, a ideia é que ele permaneça na lotação até que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) decida o destino dele: se fica no Brasil ou se é enviado para alguma missão no exterior.

Por ora, ele foi designado para a secretaria de gestão administrativa do Itamaraty.

A estrutura, responsável entre outros temas por tratar das remoções para o exterior, é chefiada pela embaixadora Cláudia Buzzi.

A partir de agora, Ernesto deve despachar de uma sala no anexo 1 do Itamaraty, onde trabalha todo o segundo escalão da instituição.

Em uma situação normal, o esperado seria que Ernesto fosse enviado para chefiar alguma embaixada no exterior.Mas a demissão do ex-chanceler ocorreu em circunstâncias excepcionais, em meio a uma rebelião aberta de senadores contra a gestão dele no Itamaraty.

Lideranças no Senado -entre elas a presidente da comissão de Relações Exteriores, Kátia Abreu (PP-TO)- já deixaram claro que não pretendem dar a bênção para a designação de Ernesto como embaixador de uma missão diplomática fora do Brasil.

Dessa forma, o ex-ministro converteu-se em uma espécie de elefante branco para seu sucessor, o também diplomata Carlos França.

Sem condições políticas de ser designado para uma embaixada, as opções para o futuro de Ernesto foram reduzidas.

Uma das alternativas é que ele seja enviado para uma posição fora do Brasil que não requer confirmação do Parlamento, como a missão brasileira junto à OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Ernesto também poderia ser incumbido com o comando de um consulado, outro cargo que dispensa aprovação do Senado. Mas são posições consideradas abaixo da relevância que um ex-chanceler tem na instituição.

Pessoas que acompanham a transição das duas administrações dizem que Ernesto pediu alguns dias para decidir qual cargo pretende pleitear.

A ideia de nomeá-lo para a secretaria de gestão administrativa foi uma forma de evitar que o ex-ministro permanecesse sem função na carreira.

Mas a possibilidade de que a solução tampão se alongue por um período maior preocupa diplomatas. No anexo 1 do Itamaraty, Ernesto despachará ao lado dos secretários da nova administração. Também estará a poucos passos do gabinete do novo ministro, o que faz membros da carreira temerem que ele queira exercer alguma influência sobre as decisões de França.

O chanceler recém-nomeado, por sua vez, dedicou os últimos dias a montar sua equipe no Itamaraty.

Ele definiu que seu número dois será o embaixador Fernando Simas, hoje representante permanente do Brasil na OEA (Organização dos Estados Americanos).

Simas entrou na carreira em 1980. Com isso, França decidiu colocar na secretaria-geral do Itamaraty um diplomata experiente e que já comandou uma embaixada no exterior -no caso, a de Quito.

França, por sua vez, é um embaixador recém-promovido e ainda não comandou nenhuma embaixada fora do Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 15 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 12 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 15 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

fama DEBORAH-EVELYN Há 11 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

tech Ataque Há 12 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

lifestyle Signos Há 12 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 14 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 7 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 11 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Casais famosos Há 7 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)