Covid-19: para receber vacina, professores de SP terão de fazer cadastro

Para receberem vacina contra a Covid-19, professores de SP terão de fazer cadastro obrigatório

© shutterstock

Brasil Pandemia 01/04/21 POR Folhapress

GONÇALVES, MG (FOLHAPRESS) - Os professores de São Paulo, categoria incluída no plano de imunização contra a Covid-19, terão de fazer um cadastro obrigatório para receber as duas doses da vacina. As regras foram divulgadas no início da tarde desta quinta-feira (1º), por Rossieli Soares, o secretário de Educação do governo de João Doria (PSDB).

PUB

Serão vacinados, a partir do dia 12 deste mês, os profissionais da Educação com idade acima dos 47 anos que atuam da creche ao ensino médio das redes pública e privada do estado de São Paulo.Para o governo paulista, neste grupo estão aproximadamente 350 mil profissionais -o equivalente a 40% dos trabalhadores do setor e que representam 66,5% das comorbidades entre quem atua na rede estadual, segundo Soares.

Serão imunizados professores que estão em sala de aula, merendeiras, faxineiras, secretários da escola, coordenadores pedagógicos, diretores, vice-diretores e cuidadores.Para ter direito à vacinação, os profissionais terão de se cadastrar no site (vacinaja.sp.gov.br/educacao).

Antes mesmo de anunciar a ferramenta, o secretário da pasta disse que 120 pessoas já tinham inserido dados pessoais no sistema. "Todos os professores podem se cadastrar, mas a vacina só será oferecida agora para quem tem idade acima de 47 anos", disse o secretário aos jornalistas.

Para os que trabalham na rede privada, o secretário da pasta já havia adiantado que os educadores terão de apresentar um contracheque dos últimos dois meses, cujo objetivo é evitar fraudes.

Os professores que atuam em duas escolas precisarão informar apenas o nome de uma delas. O diretor da unidade escolar informada no cadastro ajudará a pasta da educação a validar se o profissional realmente trabalha no local.

Os prestadores de serviço que atuam na rede deverão, além dos documentos pessoais, informar o CNPJ da empresa com contrato ativo com as escolas. O cadastro não garante a vacina, mas a validação para o processo, cuja responsabilidade é dos municípios.

VACINAÇÃO DOS PROFESSORES

A inclusão dos professores na vacinação contra a Covid-19 é uma reivindicação da categoria, que tem tido receio em voltar à sala de aula no pior momento da pandemia.

De acordo com a Secretaria da Educação, foram registrados ao menos 4.084 casos confirmados de Covid-19 em escolas paulistas até o dia 6 de março –dado mais recente da pasta.

Desse total, 2.526 são servidores/funcionários e 1.558 são estudantes. A maioria das contaminações ocorreu em escolas estaduais: 2.418. Em seguida estão os colégios privados (1.534) e os municipais (132).

Decreto publicado pelo governador João Doria (PSDB), neste último sábado (27), declarou a educação como serviço essencial, o que elevou a pressão para abrir as unidades no pior momento da pandemia de Covid-19.

Na capital paulista, o prefeito Bruno Covas anunciou a retomada presencial dos colégios públicos e privados no dia 12, caso a fase emergencial não seja prorrogada no estado.

Já nesta próxima segunda-feira (5), as unidades escolares paulistanas, segundo Covas, já poderão abrir, mas apenas para o fornecimento de alimentação aos alunos.

Reportagem do jornal Folha de S.Paulo mostrou que os colégios privados já preparam uma ofensiva judicial para obter uma liminar que autorize o retorno das aulas presenciais já a partir do dia 5, baseando-se no decreto de Doria, que classificou a educação como essencial.

As aulas presenciais chegaram a ser retomadas em São Paulo no início de fevereiro, mas no formato de rodízio. Como a pandemia só piorou no estado, os encontros presenciais foram mais uma vez suspensas após o início da fase emergencial, colocada em vigor no dia 15 de março e prorrogada até o dia 11 deste mês.

Mas a antecipação da vacinação de algumas categorias profissionais, como a de professores e das forças de segurança, feita por alguns estados como São Paulo, foi motivo de crítica.

Essa atitude vai contra as diretrizes do Ministério da Saúde, segundo o qual os estados não devem pular a ordem de vacinação do grupo prioritário.

Os entes federados, porém, têm autonomia para montar seu próprio esquema de vacinação de acordo com as características de sua população, demandas específicas e doses disponibilizadas.

A epidemiologista Carla Domingues, que esteve à frente do PNI (Programa Nacional de Imunizações) por oito anos (2011-2019), disse que as mudanças feitas pelos estados desarticulam o processo de vacinação e a comunicação com a população.

Domingues afirmou que não é contra adiantar a vacinação de professores e das forças de segurança, mas que isso precisa ser algo decidido nacionalmente.

"Teria que ter um consenso nacional. Cada local tomando uma decisão, vai ficar difícil controlar a demanda social por vacina."

Segundo ela, a mudança sendo feita diretamente pelos estados pode trazer desorganização na vacinação, confusão da população e a ida de pessoas a estados que já estiverem aplicando a vacina na categoria a que ela pertence.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 13 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 11 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 14 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 11 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama DEBORAH-EVELYN Há 10 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Argentina Há 13 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

lifestyle Signos Há 11 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Casais famosos Há 6 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama Iraque Há 6 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 9 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada