Polícia faz reconstituição da morte de Henry, enteado do vereador Dr. Jairinho

Os investigadores já ouviram 17 pessoas sobre o caso

© Reprodução-Redes Sociais

Justiça Investigação 01/04/21 POR Folhapress

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A Polícia Civil fará na tarde desta quinta (1º) a reconstituição da morte do menino Henry Borel, de 4 anos, morto no dia 8 de março no Rio de Janeiro, em circunstâncias ainda não esclarecidas. Ele era enteado do vereador carioca Dr. Jairinho (Solidariedade) e filho de sua namorada, a professora Monique Medeiros.

PUB

A defesa do casal chegou a solicitar o adiamento da reprodução simulada na noite desta quarta (31), mas teve o pedido negado pela Justiça. O advogado André França Barreto também havia requisitado a suspensão das investigações e que elas passassem para as mãos da Divisão de Homicídios, o que também foi recusado.

Em frente à delegacia, ele disse à imprensa que orientaria seus clientes a não comparecerem. Questionado na manhã desta quinta se eles de fato não iriam, ele não respondeu e disse que daria mais informações antes da reconstituição, que está marcada para as 14h no condomínio onde o casal morava.

"Tendo em vista essa posição do delegado que se mostrou intransigente, porque o nosso pedido era que se adiasse para terça que vem [6], então três, quatro dias, inclusive num meio de um feriado [...] Ele sem uma motivação que eu acredite razoável indeferiu, acho que isso prejudica até a própria investigação porque mais gente estaria credenciada a participar e demonstrar os fatos como aconteceram. Por essa razão estou orientando os meus clientes a não comparecerem amanhã", disse à TV Globo.

O pai de Henry, o engenheiro Leniel Borel, também não deve estar presente na reprodução, segundo seu advogado, Leonardo Barreto. Um boneco representará o menino no procedimento, que terá peritos do IML (Instituto Médico Legal), do ICC (Instituto de Criminalística Carlos Éboli) e policiais da 16ª DP (Barra da Tijuca).

"A reprodução simulada dos fatos é uma prova que diz respeito à polícia, à perícia, aos indiciados ou réus se for na fase processual, ou até ao Ministério Público se ele quiser participar. O Leniel não foi intimado para participar, bem como nós também não. Até mesmo para que evitássemos qualquer tipo de constrangimento na realização dos atos [...] achamos prudente não participar", disse o advogado à Folha.

Para ele, a reprodução simulada será a última prova do inquérito: "É a mais esclarecedora. É a prova final. Acredito que, após isso, o delegado deverá concluir o inquérito. E nós estamos aqui com a única certeza que nosso cliente não tem nada a ver com isso e que o casal tem, sim, muito a ver com a situação. Nós estamos aguardando, como toda a sociedade, o final dessas investigações e o pedido de prisão, principalmente do vereador Jairinho".

Henry passou o fim de semana anterior à morte com o pai, que o deixou no condomínio da mãe e do namorado na noite de domingo (7), sem lesões aparentes. Na mesma madrugada, Monique e Jairinho levaram o garoto às pressas para o hospital, onde ele chegou já morto.

Um exame de necropsia concluiu que as causas do óbito foram "hemorragia interna" e "laceração hepática" (lesão no fígado), produzidas por uma "ação contundente" (violenta). Ele tinha outras diversas lesões e hematomas pelo corpo.

No hospital, o casal disse que estava em outro quarto quando ouviu um barulho emitido pela criança e se levantou para ver o que havia acontecido. Chegando lá, teriam visto o menino caído no chão, com os olhos revirados, as mãos e pés gelados e sem respirar.

Os investigadores já ouviram 17 pessoas sobre o caso. Entre elas, a faxineira que limpou o apartamento do casal um dia após a morte de Henry (antes da perícia), uma ex-namorada do parlamentar que o acusou de agressões contra ela e sua filha, na época criança, a psicóloga do menino e as pediatras que o atenderam no Hospital Barra D'Or.

Ao todo, 11 celulares foram apreendidos em diferentes endereços ligados à família da criança na semana passada. Diante de informações de que mensagens teriam sido apagadas dos aparelhos do casal, a polícia deve usar um programa de dados especial para resgatar as mensagens.

Segundo o advogado de Monique e Jairinho, "até agora isso se trata de fofoca" e é preciso aguardar o laudo oficial para confirmar se as mensagens foram de fato apagadas. Ele afirma que a professora teve seu celular hackeado, o que foi registrado em uma ocorrência online, já que a delegacia de crimes de informática está fechada em razão da pandemia.

Um dos endereços em que a polícia fez buscas foi o do ex-deputado estadual coronel Jairo, pai de Jairinho, em Bangu, onde o vereador estava. Jairo foi apontado como miliciano na CPI das Milícias e teve o nome envolvido nas investigações sobre a tortura de uma equipe do jornal O Dia na Favela do Batan (zona oeste), em 2008.

Ele chegou a ser preso preventivamente na operação Furna da Onça em novembro de 2018 por suspeita de corrupção e fraude em licitações. Está solto desde novembro de 2019, após habeas corpus concedido pela Justiça Federal. Ele negou envolvimento com todos os casos.

Nesta quinta, o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, informou que Dr. Jairinho ligou para o governador em exercício Cláudio Castro (PSC) no mesmo dia da morte de Henry, antes de o caso chegar ao noticiário. Ele teria dado sua versão do ocorrido e perguntado o que seria feito pelas autoridades.

Castro, ainda segundo a coluna, respondeu que caberia à Polícia Civil investigar o caso. Desde então, policiais e secretários de estado também teriam sido procurados pelo vereador para falar sobre as investigações.

Perguntas ainda não respondidas sobre o caso

Peritos apontam que as lesões no corpo de Henry não são compatíveis com acidente doméstico. O que as causou?

Por que a faxineira limpou o apartamento antes de a polícia fazer a perícia?

Uma ex-namorada de Dr. Jairinho o acusa de agredir sua filha, na época criança. A defesa diz que ele é perseguido pela mulher há 10 anos. O vereador estaria envolvido na agressão?

As mensagens nos celulares do casal realmente foram apagadas? Por qual motivo?

Uma outra ex-namorada do vereador contou à polícia que, seis horas após a morte do menino, teve uma conversa com Jairinho "como se nada tivesse acontecido". Por que ele não falou sobre a morte?

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Câncer Há 23 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Luto Há 16 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 19 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 16 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

economia Reforma Tributária Há 23 Horas

Texto da reforma tributária traz lista de profissões que terão imposto menor

mundo Antártida Há 17 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama CAMILA-MOURA Há 20 Horas

Camila Moura bate recorde no Instagram e agradece aos fãs

economia Governo Lula Há 23 Horas

Governo quer mexer em salário indireto

lifestyle Challenger deep Há 19 Horas

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

politica FELIPE-NETO Há 23 Horas

Lira pede que Felipe Neto seja investigado por injúria após ser chamado de 'excrementíssimo'