Chile e Bolívia fecham fronteiras e deixam Brasil ainda mais isolado

Luis Arce determinou especificamente o "fechamento temporário das fronteiras com o Brasil por 7 dias"

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mundo Brasil 01/04/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Chile e a Bolívia anunciaram nesta quinta-feira (1º) que fecharam suas fronteiras -medida que deixará o Brasil ainda mais isolado na região.

PUB

O presidente boliviano, Luis Arce, determinou especificamente o "fechamento temporário das fronteiras com o Brasil por 7 dias", como parte das "medidas de proteção à população". Já no Chile, a restrição vale para todos os países, incluindo as fronteiras aéreas e as terrestres, durante o mês de abril.

Com isso, dos principais países vizinhos, apenas o Paraguai mantém fronteiras terrestres abertas para o Brasil.

O Brasil teve seu pior mês desde o início da pandemia, com 66 mil mortos em março. Depois dos EUA (552 mil mortos), foi o país que registrou o maior número de mortes por Covid-19 (321.515), seguido pelo México (203.210).

Pelo Twitter, o líder boliviano informou que haverá regras de isolamento nos municípios próximos à fronteira com o Brasil onde for detectada a circulação das novas variantes do coronavírus. "Será coordenado com as entidades territoriais autônomas o isolamento, estabelecendo-se controles para mitigação do vírus pelo tempo que seja necessário". Arce não esclareceu se as fronteiras aéreas também estão fechadas.

Já o Chile anunciou que fechará suas fronteiras terrestres e aéreas durante todo mês de abril por causa do aumento dos casos de coronavírus no país, segundo informou em nota a subsecretária de Prevenção de Delito, Katherine Martorell. A medida entra em vigor na próxima segunda-feira (5) e vale para todos os países. Anteriormente, viajantes podiam entrar se chegassem de avião, inclusive oriundos do Brasil, desde que apresentassem um teste PCR no embarque e repetissem o exame em solo chileno.

O país ultrapassou 1 milhão de casos e registrou 23.328 mortes desde o primeiro caso, detectado em 3 de março de 2020. "Precisamos com urgência de um esforço adicional porque estamos em um momento muito crítico da pandemia", disse o porta-voz do governo, Jaime Bellolio. As autoridades de saúde chilenas já detectaram a presença das variantes brasileira e britânica do coronavírus.

O aumento dos contágios no Chile ocorre paralelamente ao rápido avanço da vacinação, que já alcançou 7 milhões de pessoas com pelo menos uma dose.

Até o momento, 24% da população completou as duas doses necessárias para alcançar a imunidade. No Brasil, foram apenas 3,2% vacinados com as duas doses.

O Peru e a Argentina já tinham fechado fronteiras para viajantes vindos do Brasil. Em Lima, quase a metade dos novos casos de Covid-19 são da nova variante, a P1, identificada pela primeira vez em Manaus em 2020. Na Argentina, foram suspensos na semana passada voos vindos do Brasil, México, Chile, além de Reino Unido e Irlanda do Norte.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 20 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

mundo Antártida Há 21 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama Redes Sociais Há 21 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Luto Há 5 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech Ataque Há 3 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

tech ESA Há 3 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 6 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

lifestyle Challenger deep Há 23 Horas

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

fama Casais famosos Há 15 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

tech Justiça Há 16 Horas

X nega ter flexibilizado bloqueios e diz que perfis aproveitaram 'falha técnico-operacional'