Apenas 500 voluntários poderão entrar no Japão para os Jogos de Tóquio-2020

Os 500 voluntários seriam selecionados em meio a um grupo de 2 mil candidatos que moram fora do Japão

© Shutterstock

Esporte Olimpíadas 03/04/21 POR Estadao Conteudo

A presença de voluntários estrangeiros em Tóquio também não será permitida durante os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. "Lamento muito, mas decidimos que não há alternativa senão descartar o plano", resumiu Toshiro Muto, o diretor executivo do Comitê Organizador. No entanto, existe a possibilidade de os organizadores abrirem uma exceção e permitirem a entrada de 500 trabalhadores, com habilidade específicas, como a fluência em determinados idiomas. Eles chegariam ao Japão sob regras especiais.

PUB

Os 500 voluntários seriam selecionados em meio a um grupo de 2 mil candidatos que moram fora do Japão. Inicialmente, os organizadores planejavam empregar 80 mil voluntários, sendo que 10% do total seria formado por pessoas do exterior, enquanto o governo japonês tinha a ideia de adicionar outros 30 mil, em sua maioria vindos de fora.

Em resposta ao Estadão, o Comitê Organizador informou que divulgará o número total de voluntários apenas perto do início dos Jogos e afirmou que as sessões de treinamento com os trabalhadores terão início em abril, sendo que alguns farão as atividades à distância, virtualmente.

No entanto, "devido à natureza dos treinamentos, muitos voluntários terão que comparecer aos locais onde irão realizar suas atividades, contudo, nesses casos, planejamos tomar medidas rigorosas contra doenças infecciosas, como garantir distância física e uso de máscaras", disse a organização. "Já delineamos as regras básicas de conduta para os voluntários em relação à covid-19 e continuaremos a estudar medidas necessárias", completou.

O próximo passo dos organizadores será decidir quantos espectadores locais poderão assistir às provas. Foi sugerido inicialmente que a definição ocorreria nos próximos dias, mas o presidente do COI, o alemão Thomas Bach, afirmou que a decisão possivelmente será adiada para uma data próxima ao dia de abertura, em 23 de julho.

Como parte de suas medidas para conter o avanço da pandemia, o Japão mantém suas fronteiras fechadas para a chegada de visitantes estrangeiros desde o final de dezembro passado e só permite o acesso ao país de cidadãos japoneses ou residentes estrangeiros.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 6 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 8 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 7 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

mundo Aviões 01/05/24

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 23 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

fama Príncipe William 01/05/24

Príncipe William fala dos filhos e do estado de saúde de Kate Middleton

fama Brian McCardie Há 6 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

mundo Londres Há 6 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

economia INSS Há 5 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

lifestyle Rosto Há 23 Horas

Sinais no rosto que podem indicar doenças: fique atento!