Mulher relata suposta agressão a criança por vereador Jairinho, padrasto do menino Henry

Na madrugada do dia 8 de março, Henry foi levado pelo padrasto e pela mãe, a professora Monique Medeiros, a um hospital na Barra da Tijuca, onde chegou morto

© Reprodução-Redes Sociais

Justiça HENRY-BOREL 03/04/21 POR Folhapress

Uma mulher afirmou à revista Veja que o vereador do Rio de Janeiro Jairo Souza Santos, o Dr. Jairinho, agrediu o filho de sua amiga, uma das ex-namoradas do médico. Esse é pelo menos o terceiro relato similar contra Jairinho, padrasto do menino Henry Borel Medeiros, 4, cuja morte é investigada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro.

PUB

Na madrugada do dia 8 de março, Henry foi levado pelo padrasto e pela mãe, a professora Monique Medeiros, a um hospital na Barra da Tijuca, onde chegou morto. Um exame de necropsia concluiu que as causas do óbito foram hemorragia interna e laceração hepática (lesão no fígado), produzidas por uma ação contundente.

No hospital, o casal disse que estava em outro quarto quando ouviu um barulho emitido pela criança e se levantou para ver o que havia acontecido. Chegando lá, teriam visto o menino caído no chão, com os olhos revirados, as mãos e pés gelados e sem respirar.

À Veja a amiga de uma das ex-namoradas do vereador disse que presenciou diversas vezes o filho da colega, de 5 anos, chorar e tremer ao ouvir as palavras "tio Jairinho". Ela também afirmou que o médico arranjava motivos para sair sozinho com o menino, que voltava com marcas de agressão.

Em uma ocasião, o menino teria aparecido com o rosto inchado e desfigurado e os olhos roxos. Em outra, teria voltado com a perna fraturada na altura do fêmur.

Essa ex-namorada, segundo a revista, disse à polícia que recebeu uma ligação de Jairinho horas após a morte de Henry, mas que o vereador não mencionou a tragédia. Ela negou que seu filho tenha sido vítima de maus tratos.

Ao fim do mês passado, outra ex-namorada de Jairinho, testemunha no inquérito que apura a morte de Henry, afirmou à polícia que o vereador agredia a sua filha adolescente quando ela tinha 4 anos. A acusação foi revelada pela TV Globo e pelo jornal O Globo.

A mulher relatou ainda à revista que o médico também arrumava desculpas para sair sozinho com sua filha. Segundo a mãe, a menina contou que o vereador torcia seus braços e pernas e lhe dava cascudos.

De acordo com a ex-namorada de Jairinho, a menina disse que foi levada por ele a um quarto que tinha cama e piscina. Afirmou que foi despida pelo vereador, que, de sunga, entrou com ela no boxe, abriu o chuveiro e bateu várias vezes com a cabeça dela contra a parede. Segundo a criança, ele também afundou sua cabeça na piscina com os pés.

Em 2014, a ex-mulher de Jairinho, Ana Carolina Ferreira Netto, registrou uma ocorrência afirmando que sempre foi vítima de violência do vereador e que, certa vez, ele tentou enforcá-la, mostrou a TV Globo. À emissora, porém, ela negou que tenha feito o registro.

A reportagem procurou a defesa do vereador Jairinho para questioná-lo sobre o novo relato de agressão, mas não obteve resposta.

Contatado no fim de março para comentar acusações anteriores de agressão que já circulavam na imprensa, o advogado de Dr. Jairinho, André França Barreto, sugeriu que seu cliente estava sendo vítima de perseguição de uma de suas ex-namoradas.Na ocasião, ele enviou à reportagem três depoimentos escritos à mão. As cartas são assinadas pelo primeiro filho do vereador, Luiz Fernando Abidu, por sua mãe, Fernanda Abidu Figueiredo, e pela ex-mulher Ana Carolina.

Luiz Fernando escreveu que o pai nunca encostou um dedo nele. Fernanda disse no texto que conheceu Jairinho na infância e que criaram o filho com muita paciência e conversa. Ana Carolina, que registrou ocorrência contra o vereador, afirmou na carta que ele sempre foi muito presente e preocupado.

Jairinho é filho do ex-deputado estadual coronel Jairo, apontado como miliciano na CPI das Milícias e envolvido nas investigações sobre a tortura de uma equipe do jornal O Dia na favela do Batan (zona oeste), em 2008.

Em entrevista à Veja, o pai de Henry, Leniel Borel, disse que poucos dias após a morte do filho um homem esteve em seu condomínio perguntando por ele e "fazendo perguntas estranhas". Seu carro também apareceu riscado com um palavrão.

Leniel também afirmou que, logo após ser anunciado o óbito de Henry no hospital, Jairinho disse a ele: "Vamos virar essa página, vida que segue. Faz outro filho".

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 11 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 12 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 13 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 13 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 14 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 10 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 13 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 8 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 11 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 7 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico