Após embate entre ministro do STF e prefeito, igrejas de BH não preveem missas

A determinação da arquidiocese da cidade é que nenhum templo realize cerimônias que não sejam exclusivamente para transmissão on-line

© Shutterstock

Brasil Covid-19 04/04/21 POR Estadao Conteudo

Igrejas católicas da capital mineira amanheceram com funcionamento restrito no Domingo de Páscoa e sem previsão de realização de missas com a presença física de fiéis para o dia. A determinação da arquidiocese da cidade é que nenhum templo realize cerimônias que não sejam exclusivamente para transmissão on-line.

PUB

A decisão da Igreja Católica em Belo Horizonte foi tomada ao mesmo tempo em que ocorre embate entre o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes Marques e o prefeito da capital, Alexandre Kalil (PSD). No sábado, 3, o ministro decidiu monocraticamente pelo funcionamento de igrejas com a presença de fiéis.

Kalil foi às redes sociais e afirmou que na cidade vale o seu decreto, que proíbe o funcionamento dos templos. A justificativa do prefeito foi que a decisão do Pleno do STF, que dá autonomia aos gestores locais para definir medidas de combate ao coronavírus, sustenta seu posicionamento.

Na madrugada deste domingo, porém, o ministro Kassio determinou que a Polícia Federal garantisse que Kalil cumprisse sua decisão. O ministro intimou Kalil, determinou ‘imediato cumprimento’ da liminar e ainda indicou que o prefeito deverá esclarecer, em 24 horas, as "providências tomadas, sob pena de responsabilização, inclusive no âmbito criminal". A reportagem entrou em contato com a assessoria do prefeito e aguarda retorno.

Informações de funcionários na Igreja Boa Viagem dão conta que somente uma missa seria realizada neste Domingo de Páscoa, às 11h, e apenas com transmissão pela internet. A capela São Pedro J Eymard, que fica ao lado do templo, estava aberta. Duas pessoas rezavam no local por volta das 9h. O decreto da prefeitura proíbe missas e cultos, mas orações individuais com distanciamento dentro dos templos são permitidas.

A Igreja de Nossa Senhora de Lourdes operou com o mesmo sistema. Uma missa on-line foi marcada para as 10h. Uma porta lateral da igreja estava aberta nesta manhã para acesso restrito com o objetivo de orações individuais. Havia álcool em gel e divisão dos bancos para distanciamento social. Por volta das 9h, apenas uma pessoa rezava na igreja.

A Igreja São José, por volta das 9h30, tinha portas laterais abertas, mas os portões externos que acessam o adro estavam todos trancados. A Igreja de São Sebastião, que chegou a anunciar a realização de missas no Domingo de Páscoa antes mesmo da decisão do ministro Kassio, recuou e ainda neste sábado anunciou que as celebrações não ocorreriam. Pelas redes sociais, anunciou uma missa on-line para as 10h.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 11 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 12 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 13 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 13 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 14 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 11 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 13 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 8 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 11 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 7 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico