Prefeito distorce fatos ao atribuir recuo da Covid a tratamento ineficaz

Boletim da própria prefeitura de Chapecó aponta que 100% dos leitos especializados –públicos e privados– para tratamento da doença estavam ocupados nesta segunda

© Reprodução- Facebook -João Rodrigues (PSD)

Brasil CORONAVÍRUS-CHAPECÓ 06/04/21 POR Folhapress

CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) - O prefeito de Chapecó (SC), João Rodrigues (PSD), utilizou informações distorcidas ao afirmar que a cidade está com os números da pandemia em queda e volume de internações por Covid-19 "próximo de zero".

PUB

As declarações foram feitas em vídeo divulgado neste domingo (4) e comentadas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O prefeito atribuiu a redução à implantação de medidas como a indicação de "tratamento precoce" contra a doença, entre outras.

Entre as informações omitidas pelo prefeito está a de que os índices somente começaram a cair após a imposição de um lockdown, entre 22 de fevereiro e 8 de março.

Até Rodrigues assumir a prefeitura, em janeiro, Chapecó somava 123 óbitos por Covid-19. Desde então a taxa cresceu mais de quatro vezes, chegando a 537 nesta segunda-feira (5).

Quanto ao número de casos ativos, eram 941 em janeiro. O número se manteve estável até início de fevereiro, quando havia perto de 800 moradores com a doença, mas, a partir de então, seguiu numa crescente, chegando a 5.000 em 1º de março. Agora, chegaram a 392, segundo boletim epidemiológico da prefeitura.

Apesar de o volume de internações ter diminuído nos últimos dias, o índice continua acima do patamar do início do ano. Em 5 de janeiro, a cidade tinha 69 pacientes internados. Um mês depois, chegou a 84. Já em 5 de março, eram 351. E, nesta segunda-feira, somavam 193 internações.

Logo que assumiu em janeiro, Rodrigues montou em Chapecó um ambulatório especializado no chamado "tratamento precoce", com indicação de remédios como ivermectina e azitromicina em pacientes com Covid-19. As substâncias não têm eficácia contra a Covid-19.

Na ocasião, ele também liberou eventos na cidade, como aniversários, batizados, casamentos e festas. Também ampliou o horário de funcionamento de bares e autorizou apresentações musicais nesses locais.

Após a explosão de casos, a prefeitura restringiu comércio e serviços no município, que permaneceu durante semanas sem leitos de UTIs e teve que transferir pacientes para outros estados. O lockdown "parcial" durou 14 dias.

Em cerimônia nesta segunda, Bolsonaro afirmou que viajará nesta semana para Chapecó onde, segundo ele, o prefeito fez um "trabalho excepcional" no "atendimento na ponta da linha" para o paciente de Covid.

Apesar de ter ressaltado no vídeo uma unidade de tratamento semi-intensivo estava sendo fechada por falta de pacientes, as UTIs da cidade continuam lotadas.

Boletim da própria prefeitura de Chapecó aponta que 100% dos leitos especializados –públicos e privados– para tratamento da doença estavam ocupados nesta segunda.

No Hospital Regional do Oeste, referência na região, restavam disponíveis apenas três dos 128 leitos ativos de UTI para Covid-19, segundo o painel do governo catarinense.

A Unidade de Tratamento Semi-Intensivo do Centro de Eventos de Chapecó, citada pelo prefeito no vídeo, foi instalada justamente para desafogar o sistema de saúde.

O local começou a funcionar no dia 24 de fevereiro, inicialmente com um espaço de observação e apoio, mas passou a ter a atual denominação a partir de 5 de março, quando virou acomodação para doentes em estado mais grave.

O espaço foi montado com recursos próprios da prefeitura, doações da comunidade e da campanha SOS Chapecó, promovida pelas entidades do centro empresarial da cidade.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 15 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 13 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 16 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

fama DEBORAH-EVELYN Há 12 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

tech Ataque Há 12 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

lifestyle Signos Há 12 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 15 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 8 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 11 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Casais famosos Há 7 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)