Escolhido para comandar a PF é próximo da política e já ocupou cargos em governos do PT e PSDB

É considerado por Torres um nome que ajudará o Palácio do Planalto a refazer a base na Segurança Pública, desarticulada nos últimos meses -reflexo das mudanças realizadas na pasta da Justiça com a saída de Sergio Moro

© Reprodução- Divulgação

Política PAULO-MAIURINO 07/04/21 POR Folhapress

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O novo diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Maiurino, tem no currículo cargos de confiança em governos do PSDB e do PT. É considerado hoje um dos quadros da corporação mais próximos da política.

PUB

Escolhido pelo ministro da Justiça, Anderson Torres, para chefiar a corporação, o delegado foi secretário de Esporte e Lazer do governo de Geraldo Alckmin (PSDB) em São Paulo entre 2016 e 2018 e assessor especial da Secretaria de Segurança do Distrito Federal na gestão de Agnelo Queiroz (PT).

É considerado por Torres um nome que ajudará o Palácio do Planalto a refazer a base na Segurança Pública, desarticulada nos últimos meses -reflexo das mudanças realizadas na pasta da Justiça com a saída de Sergio Moro, no primeiro semestre do ano passado, e com a dificuldade do governo de levar adiante no Parlamento matérias de interesse do grupo.

Assim como o novo ministro da Justiça, Maiurino tem uma bom trânsito na relação com a bancada da bala no Congresso Nacional.

No comando da PF, Maiurino terá o desafio de manter a independência da corporação sem desagradar o presidente Jair Bolsonaro.

Além do Legislativo, o novo diretor da PF também tem interlocução com o Judiciário. Ele chefiou a Secretaria de Segurança do STF (Supremo Tribunal Federal) entre outubro de 2019 e setembro de 2020 e tem boa relação com os ministros da corte.

Maiurino e Torres, que também é delegado da PF, se conheceram na corporação. Maiurino foi apresentado a Bolsonaro, que concordou com a escolha, na última sexta-feira (2).

O delegado assume o cargo em um momento conturbado, após o chefe do Executivo fazer seis mudanças no primeiro escalão do governo e trocar também o comando do Ministério da Justiça.

Dentro da PF, ele já ocupou cargos relevantes. Comandou a Interpol Brasil (Divisão de Cooperação e Operações Policiais Internacionais) e foi assessor de relações internacionais da direção da corporação.

Além disso, chefiou o Serviço de Planejamento e Controle e a Divisão de Organização e Métodos da Diretoria de Administração e Logística da PF.

Ele tem duas pós-graduações sobre segurança pública, uma na Universidade de Virgínia nos Estados Unidos e outra na Academia Nacional de Polícia.

Maiurino ocupará o lugar de Rolando de Souza, nomeado para o cargo em maio do ano passado. Rolando chegou ao posto em um momento turbulento, após Moro e o então chefe da PF, Maurício Valeixo, pedirem demissão acusando o presidente de querer interferir nos trabalhos da corporação.

Com a saída dos dois, o chefe do Executivo decidiu nomear o delegado Alexandre Ramagem para o cargo. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, porém, vetou a posse de Ramagem sob a alegação de que violava o princípio da moralidade e da impessoalidade. O delegado era amigo da família do presidente.

Após a saída de Moro do governo, o Supremo instaurou um inquérito para apurar as acusações.

Em depoimento prestado à polícia sobre o tema, Moro apresentou uma mensagem que recebeu de Bolsonaro relativa ao assunto: "Moro você tem 27 Superintendências, eu quero apenas uma, a do Rio de Janeiro", disse o presidente a Moro, por mensagem de WhatsApp, segundo transcrição do depoimento do ex-ministro à PF.

Na época, a corporação trocou a chefia no Rio de Janeiro. O delegado Carlos Henrique Oliveira deixou o cargo para ser o diretor-executivo da polícia, número dois na hierarquia do órgão, e Tássio Muzzi entrou no seu lugar.

Maiurino, porém, é visto como mais habilidoso politicamente do que os dois antecessores.

Antes de chegar à PF, era assessor especial de segurança institucional da presidência do Conselho da Justiça Federal.Entre janeiro de 2019 e setembro de 2020, integrou o Conselho de Segurança Pública do estado do Rio de Janeiro.

Em São Paulo, além da secretaria de Esportes, também foi subsecretário na pasta da Segurança Pública de maio a dezembro de 2018.

No Ministério da Justiça, já foi corregedor do Depen (Departamento Penitenciário Nacional) entre 2010 e 2012, englobando as gestões dos ex-ministros Luiz Paulo Barreto e José Eduardo Cardozo.

Apesar dos cargos que ocupou posteriormente em administrações petista e tucana, Maiurino atuou, em auxílio ao delegado Luís Flávio Zampronha, nos inquéritos do mensalão do PT e do mensalão mineiro tucano em meados dos anos 2000.

Graduado em direito pela Faculdade de Direito de Marília (SP), também viveu a adolescência no interior paulista.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 18 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 19 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 20 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 21 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 20 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 20 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 16 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 18 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 15 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 19 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula