Conselho de Ética da Fifa anuncia a suspensão das federações do Chad e Paquistão

Esta suspensão será encerrada assim que o governo revogue estas iniciativas e que o presidente da FTFA, Moctar Mahamoud Hamid, confirme à Fifa que reassumiu o controle das instalações

© Shutterstock

Esporte FIFA 07/04/21 POR Estadao Conteudo

O Conselho de Ética da Fifa anunciou nesta quarta-feira a suspensão das federações de futebol do Chad, por interferência governamental, e do Paquistão, por violação dos estatutos da organização que rege a modalidade, em ambos os casos com efeitos imediatos.

PUB

Em um comunicado oficial, a Fifa anunciou a suspensão da federação do Chad (FTFA, na sigla em francês), devido às recentes decisões governamentais de retirar definitivamente os poderes delegados à estrutura federativa, de criar um comitê para a gestão temporária do futebol e assumir as instalações da FTFA.

Esta suspensão será encerrada assim que o governo revogue estas iniciativas e que o presidente da FTFA, Moctar Mahamoud Hamid, confirme à Fifa que reassumiu o controle das instalações.

No último mês de março, a seleção do Chad, já sem possibilidades de classificação, foi excluída das Eliminatórias para a Copa Africana de Nações de 2021, que será disputada em Camarões, em 2022, pela intervenção do ministro de Esportes do país da África Central, que levou à dissolução dos órgãos sociais da FTFA.

Com relação à federação paquistanesa (PFF, na sigla em inglês), a suspensão se deve à interferência de terceiros, em uma grave violação dos estatutos da Fifa. Tudo começou com a tomada da sede da PFF, em Lahore, por um grupo de manifestantes e a desautorização do líder da comissão de regularização, Haroon Malik, com a entrega da presidência para Syed Ashfaq Hussain Shah.

"A Fifa emitiu uma carta advertindo que, caso a ocupação ilegítima da sede da PFF não fosse revertida e os titulares de cargos reconhecidos pela Fifa não tivessem acesso livre ao edifício para cumprirem os seus mandatos, o assunto seria imediatamente submetido ao Conselho para decisão", informou o comunicado da entidade que comanda o futebol no mundo. De acordo com a Fifa, a "situação permanece inalterada, pelo que o Conselho decidiu suspender a PFF".

Esta sanção também será anulada assim que a Fifa receber as garantias "do comitê de regularização da PFF de que as instalações, as contas, a administração e a comunicação estão totalmente sob seu controle e que pode cumprir o seu mandato sem obstáculos".

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 10 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 13 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 12 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

mundo EUA Há 9 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Brian McCardie Há 11 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 11 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 11 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 12 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

economia INSS Há 10 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

esporte Arábia Saudita Há 12 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens