19 respiradores sem uso são encontrados em hospital no Pará

A unidade era gerida por uma OS (organização social), que já havia tido o contrato rescindido antes da descoberta

© Adobe-Stock

Brasil coronavírus 18/04/21 POR Folhapress

A Secretaria Estadual de Saúde do Pará diz ter encontrado 19 respiradores pulmonares sem uso durante inspeção em um hospital em Belém, capital do estado. A unidade era gerida por uma OS (organização social), que já havia tido o contrato rescindido antes da descoberta.

PUB

Os equipamentos estavam no Hospital Abelardo Santos, na região norte de Belém. A descoberta ocorreu no fim de março, mas veio à tona após denúncias de que os respiradores estariam escondidos atrás de uma parede falsa, o que o governo estadual nega.

Em nota, a secretaria de Saúde do estado afirma que a inspeção no hospital foi feita durante a mudança na gestão no hospital. A antiga administradora, a OS Pacaembu, teve o contrato rescindido por problemas operacionais sem relação com os respiradores.

"No último dia 22/03, numa das inspeções de passagem de uma administradora para outra, encontramos 19 respiradores em uma sala, sem utilização", disse a secretaria. "Imediatamente solicitamos a disponibilização dos aparelhos para a rede pública."

O secretaria afirmou que abriu sindicância para apurar a razão pela qual os equipamentos não foram colocados para operar. Segundo a nota, eles sendo usados operando em outras unidades de saúde desde o fim de março.

O governo do Pará já foi alvo de três operações para investigar desvios de dinheiro público em contratos da área de saúde em 2020.

Em fevereiro, a Polícia Federal pediu ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) o indiciamento do governador Helder Barbalho (PMDB) em uma delas, que investiga a compra de respiradores pulmonares por R$ 50,2 milhões.

Segundo a PF, a operação investigada crimes como fraude a licitação, falsidade documental e ideológica e corrupção ativa e passiva. Barbalho nega as acusações.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a ocupação das UTIs do estado está hoje na casa dos 80%. Em março, o governador decretou lockdown de sete dias na região metropolitana de Belém para conter o avanço das contaminações.

"Se não tomarmos medidas mais duras, corremos sim o risco de colapsar o sistema de saúde e não há algo mais entristecedor do que ver um irmão ou uma irmã paraense querendo um leito, querendo a oportunidade de lutar pela vida e não conseguir", disse ele na ocasião.

Segundo dados do governo estadual, o Pará contabilizava 450.972 casos confirmados de Covid-19 até este sábado (17). Foram 11.866 óbitos no estado.

A Folha ainda não conseguiu contato com a OS Pacaembu.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rei Charles III Há 20 Horas

Saúde de Charles III piora e detalhes do funeral são refeitos, diz site

lifestyle Câncer Há 18 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Harry Há 21 Horas

Príncipe Harry deixou residência real ‘ aos prantos’ após ser despejado

fama Argentina Há 20 Horas

Miss Universo Buenos Aires elege modelo de 60 anos; conheça

fama Salma Hayek Há 19 Horas

Salma Hayek celebra 15 anos de casamento com fotos inéditas da cerimônia

fama Luto Há 11 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 14 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 11 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

lifestyle Peso Há 20 Horas

Especialista revela os alimentos populares que engordam (e muito)

fama Emergência Médica Há 19 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave