Contato entre médicos e familiares de pacientes com Covid gera ansiedade a distância

Diariamente, médicos pelo país lidam com a ansiedade e a angústia das famílias com parentes internados com Covid-19

© Getty Images

Brasil CORONAVÍRUS-PACIENTE 20/04/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - De um lado da linha telefônica, profissionais de saúde tentam explicar o quadro clínico de um paciente que está em estado grave. Do outro, familiares tentam entender qual é a real situação de seus entes queridos, infectados pelo coronavírus.

PUB

Diariamente, médicos pelo país lidam com a ansiedade e a angústia das famílias com parentes internados com Covid-19. O contato, antes feito pessoalmente, passou a ser realizado por telefone devido à necessidade de isolamento.

Ficar ao menos uma hora no telefone em contato com as famílias é parte da rotina de Daniel Joelson, médico intensivista do Hospital das Clínicas da USP e responsável por 13 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

São cerca de 10 minutos com cada pessoa no telefone. Além de informações técnicas, transformadas em uma linguagem fácil, o trabalho também é de acolhimento. "A gente acaba criando um vínculo com a família", conta.

Do início da pandemia até março deste ano, o HC da USP atendeu cerca de 6.300 casos de Covid-19, e 31% desses pacientes morreram.

Lá os médicos encontraram outras formas de tornar esse vínculo mais humano. O hospital disponibilizou tablets para que a família possa ver o paciente sempre que ele estiver acordado e falar com ele por meio de videochamadas.

O vídeo também é utilizado quando é necessário mostrar a real situação dos pacientes. Mesmo a descrição cuidadosa ao lado de comentários sobre a evolução do caso nem sempre são suficientes para acalmar as famílias. Videochamadas desse tipo, porém, são incomuns.

"Muitas vezes nós usamos o vídeo para mostrar as máquinas e o ambiente da UTI para eles entenderem a gravidade da situação. Nós tentamos humanizar o máximo possível, mas nada chega perto do que estão vivendo", diz Joelson.

Desde que os contatos deixaram de ser feitos pessoalmente, os médicos passaram a enfrentar desafios, como estabelecer uma conexão entre a rede de apoio e o paciente, passar com clareza todas as informações e controlar a ansiedade da família por meio do acolhimento.

Em pouco mais de um ano de pandemia, o médico cardiologista Carlos Eduardo Favatto, 41, passou por três hospitais e agora atende no Hospital de Campanha em Barradas.

Seus pacientes são majoritariamente de alta complexidade, mas ele também é um dos responsáveis por atualizar o estado de saúde dos pacientes com quadros leves. A situação dos casos da enfermaria é informada em boletins enviados pelo WhatsApp; já a dos graves, com notícias quase sempre ruins, é sempre por telefone.

"Muitas vezes nós passamos as informações e quando voltamos ao trabalho parece que estamos carregando um burro nas costas. Não é fácil para o profissional da saúde conseguir passar uma informação pesada e negativa de uma forma humana e educada", conta.

O contato só muda em casos de óbitos. Neste caso, sua equipe dá a notícia pessoalmente. "Ninguém quer falar que alguém morreu. Não é fácil, não tem poucas palavras pra dizer isso. É difícil", diz Favatto.

A conversa com os familiares é ainda pior quando o paciente é jovem. "É muito, muito ruim quando damos notícia de mortes de jovens. A gente já passou por umas situações terríveis ali", relembra Joelson.

Reportagem da Folha mostrou que a proporção de jovens mortos cresceu em São Paulo. No início de janeiro, as pessoas entre 20 e 59 anos representavam 20% das vítimas; em março, ela subiu para 28%.

Por parte dos pacientes, muitas vezes as famílias elegem um porta-voz para o contato com os médicos.

Na família de Lucas Gregório, 26, ele e seu irmão tinham esse papel e criaram uma rotina para conciliar todas ligações. Os pais e a avó tiveram Covid-19 e ficaram internados. Com a apreensão pelo estado de saúde dos pais, deixaram a cargo dos tios as notícias da avó.

"A nossa cabeça parava. A gente não conseguia pensar em mais nada para se preparar para ouvir qualquer coisa que pudesse vir do outro lado da linha", conta.

Quando o pai começou a responder ao tratamento, a voz da médica mudou. As notícias eram passadas com segurança e entusiasmo.

Mas no mesmo dia em que o pai foi extubado, a avó faleceu. Poucas horas depois, a mãe foi intubada. "Nós não tínhamos tempo de processar notícias boas ou ruins", conta.

Nesse momento, a fala da médica o tranquilizou. "Eu nem imagino o que vocês estão passando, mas eu quero te dizer que seu pai está melhorando. Se tem alguma coisa para te dar esperança é isso", disse ela, segundo Gregório.

O recente aumento no número de casos gerou uma sobrecarga no sistema de saúde e um consequente desgaste nos profissionais da saúde. "Nós estamos exaustos e só está piorando", diz Daniel Joelson. Ele e sua equipe se preparam para trabalhar ao menos mais seis meses na mesma intensidade. A falta de perspectiva de mudança no cenário do país com a demora da vacinação os desmotiva.

"A sensação é de enxugar gelo. É uma sensação de impotência, de desespero", completa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 21 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

mundo Antártida Há 22 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama Redes Sociais Há 21 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Luto Há 6 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

mundo Titanic Há 7 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech ESA Há 4 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

tech Ataque Há 3 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Casais famosos Há 16 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Argentina Há 6 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

tech Justiça Há 16 Horas

X nega ter flexibilizado bloqueios e diz que perfis aproveitaram 'falha técnico-operacional'