Presidente da Fifa desaprova Superliga: 'Terão que lidar com as consequências'

O líder da entidade que comanda o futebol mundial ressaltou que só pode desaprovar com veemência a criação desta competição

© Getty

Esporte Gianni Infantino 21/04/21 POR Estadao Conteudo

O suíço Gianni Infantino, presidente da Fifa, se colocou ao lado da Uefa ao afirmar a sua desaprovação à Superliga Europeia, anunciada no último domingo. O líder da entidade que comanda o futebol mundial ressaltou que só pode desaprovar com veemência a criação desta competição.

PUB

"Só podemos desaprovar veementemente uma Superliga que é uma coisa fechada, uma separação das instituições atuais, das ligas, das federações, da Uefa e da Fifa. Sem dúvida alguma da desaprovação da Fifa. Apoio total à Uefa", disse Infantino, durante o Congresso da Uefa, que está sendo realizado em Montreux, na Suíça.

"Os acessos e os rebaixamentos são um modelo coroado de sucesso", acrescentou o presidente da Fifa fazendo uma comparação com a Superliga, em que os clubes fundadores têm sempre lugar garantido a cada temporada, ao invés de uma classificação por mérito em função dos campeonatos nacionais. "Esperamos que tudo volte ao normal, que tudo se resolva, mas sempre com respeito, sempre com solidariedade e com os interesses do futebol nacional, europeu e global".

Infantino apelou à responsabilidade dos líderes dos 12 clubes fundadores da competição - os espanhóis Atlético de Madrid, Barcelona e Real Madrid; os ingleses Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester United, Manchester City e Tottenham; além dos italianos Internazionale, Juventus e Milan. "Há muito a perder por um ganho financeiro a curto prazo para alguns. As pessoas têm de pensar nisto cuidadosamente. Precisam refletir e assumir responsabilidades", acrescentou.

Por fim, o líder da Fifa deixou o aviso aos clubes que decidirem participar na competição: as consequências vão chegar e terão de lidar com elas. "Se alguns escolherem ir pelo próprio caminho, então terão de viver com as consequências da sua escolha. São responsáveis pela sua escolha. Concretamente, isto significa que ou estão dentro, ou estão fora. Não podem estar meio dentro, meio fora", concluiu.

Alexsander Ceferín, presidente da Uefa, fez um apelo aos clubes ingleses, maioria entre os "fundadores" da Superliga. "Senhores, vocês cometeram um grande erro. Alguns dirão que é ganância, outros desdém, arrogância, e completa ignorância da cultura do futebol inglês... Não importa. Ainda há tempo de mudar de ideia. Todos erram. Os grandes de hoje não eram necessariamente grandes no passado, e não há garantia que serão no futuro", observou.

De acordo com o que foi divulgado no último domingo, a Superliga Europeia vai ser disputada por 20 clubes, 15 dos quais fundadores - apesar de só terem sido revelados 12 - e outros cinco, classificados anualmente.

A Uefa já anunciou que vai excluir todos os clubes que integrem a Superliga, assegurando contar com o apoio das federações de Inglaterra, Espanha e Itália, bem como das ligas de futebol destes três países. Entretanto, a entidade que rege o futebol europeu anunciou o aumento da Liga dos Campeões de 32 para 36 times, a partir da temporada 2024/2025.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 23 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

fama SAMARA-FELIPPO Há 21 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

justica Paraíba Há 1 Hora

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

mundo EUA Há 3 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

brasil MORTE-SP Há 20 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

fama Iraque Há 23 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

esporte Campeonato Brasileiro Há 23 Horas

Bahia bate o Grêmio, e Renato Gaúcho abandona o campo no fim do jogo

fama Peculiares Há 18 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

politica JUSTIÇA-PE Há 23 Horas

Juíza manda prender jornalista de PE por denúncias contra promotor

fama Justin Bieber Há 21 Horas

Justin Bieber preocupa fãs ao compartilhar fotografias chorando