Adiado terceiro voo tripulado da SpaceX para estação internacional

A nave Crew Dragon, onde seguem quatro astronautas (dois norte-americanos, um francês e um japonês), será lançada a bordo da nave Falcon 9

© Lusa

Tech SpaceX 22/04/21 POR NMBR

O lançamento do terceiro voo tripulado da empresa SpaceX com destino à Estação Espacial Internacional (EEI) foi adiado de quinta para sexta-feira devido a condições meteorológicas adversas, anunciou hoje a agência espacial norte-americana (NASA).

PUB

A nave Crew Dragon, onde seguem quatro astronautas (dois norte-americanos, um francês e um japonês), será lançada a bordo da nave Falcon 9, ambos da empresa dirigida pelo magnata norte-americano Elon Musk, às 06:49 (horário de Lisboa) do Centro Espacial Kennedy, da NASA, em Cabo Canaveral, no estado da Florida.

Trata-se do terceiro voo tripulado da SpaceX - os outros dois foram em maio e novembro de 2020 - e do primeiro com dois parceiros internacionais, sendo que o francês Thomas Pesquet será o primeiro astronauta europeu a ser enviado para a EEI numa nave de fabricação norte-americana decorridos mais de dez anos.

Com Thomas Pesquet, que cumprirá a sua segunda missão na EEI, seguem os astronautas norte-americanos Shane Kimbrough e Megan McArthur (comandante e piloto de voo, respectivamente) e o japonês Akihiko Hoshide. A tripulação desta missão ficará seis meses na EEI, onde a Crew Dragon deverá acoplar no sábado às 06:10 (horário de Brasília).

Os quatro astronautas, que entre outras tarefas vão fazer experiências científicas em microgravidade, irão coabitar por pouco tempo a EEI com os astronautas norte-americanos Michael Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker e o japonês Soichi Noguchi, que deverão regressar à Terra no fim de abril ou início de maio, após cerca de seis meses no espaço.

A NASA juntou-se à empresa aeroespacial privada norte-americana SpaceX para enviar astronautas à EEI, prescindindo das naves russas Soyuz.

Em 30 de maio de 2020, os Estados Unidos enviaram dois astronautas para a EEI, a bordo da Crew Dragon, pondo fim, com um voo de teste, a um interregno de quase nove anos de voos espaciais com veículos de fabrico não-americano. O último voo da NASA, no caso da frota Atlantis, ocorreu em 08 de julho de 2011.

Tanto a nave da versão Crew Dragon, com capacidade para transportar até sete astronautas, como a nva Falcon 9 são reutilizáveis.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 16 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 15 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 16 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 9 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 8 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 14 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 14 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 14 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 14 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 14 Horas

'Castelo do Harry Potter' é destruído após ataque russo no porto de Odessa