Médicos pedem a Navalny para acabar "imediatamente" com greve de fome

Navalny está em greve de fome desde o final de março, para denunciar as condições da sua detenção

© Lusa

Mundo Navalny 23/04/21 POR NMBR

Vários médicos que supervisionam o opositor russo Alexei Navalny pediram nesta quinta-feira ao principal adversário político de Putin para acabar "imediatamente" com a greve de fome, por recearem a morte do ativista ou perigos "consideráveis" para a sua saúde.

PUB

"Enquanto médicos assistentes, apelamos a Alexei Navalny e pedimos-lhe que acabe imediatamente com a greve de fome para preservar a sua vida e a sua saúde", indicaram cinco médicos, incluindo Anastassia Vassilieva, a médica particular do opositor russo, numa carta publicada por órgãos de comunicação social filiados à oposição ao Kremlin.

O grupo de médicos referiu que teve acesso aos resultados das análises feitas a Navalny desde a transferência, no início da semana, para um hospital dedicado aos cuidados de saúde de prisioneiros com tuberculose.

"Continuar a jejuar pode prejudicar significativamente a saúde de Alexei Navalny e pode levar ao resultado mais triste: a morte", prossegue o grupo na carta divulgada por 'meios de comunicação' da oposição.

Entre os perigos "consideráveis" estão, em particular, "sintomas de insuficiência renal, sintomas neurológicos e hipotermia grave", que podem degenerar em problemas irreparáveis.

Através de uma mensagem emotiva 'atrás das grades', Navalny disse que sente "orgulho e esperança" depois de saber através do advogado dos protestos em massa que decorreram em várias cidades russas a exigir a sua libertação imediata.

Através de uma publicação na rede social Instagram, Alexei Navalny considerou que as manifestações são "a salvação da Rússia".

O ativista, de 44 anos, disse que não sabia o que "estava acontecendo realmente", já que dentro da prisão apenas tem acesso a um canal de televisão, mas depois da visita de hoje do advogado ficou sabendo da mobilização popular.

"As pessoas estão marchando nas ruas. Isto significa que sabem e percebem tudo (...). Não vão desistir do futuro, do futuro das suas crianças, do país. Sim, vai ser difícil e negro durante algum tempo, mas os que historicamente atrasam a Rússia estão condenados. Há mais de nós de qualquer modo. A Rússia vai ficar feliz", referiu.

Navalny está em greve de fome desde o final de março, para denunciar as condições da sua detenção.

Depois de ser detido no regresso à Rússia -- Navalny saiu do país para receber tratamento depois de uma alegada tentativa de envenenamento atribuída ao Kremlin -- o opositor mais proeminente de Putin foi condenado a dois anos e meio de prisão na sequência de um processo de corrupção que ocorreu em 2014.

Os apoiadores de Navalny denunciaram o julgamento com motivações políticas e o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos considerou a sentença "arbitrária e manifestamente irracional".

Em março, Alexei Navalny foi transferido para uma prisão a leste de Moscou, conhecida pelas duras condições em que os prisioneiros estão.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 10 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 11 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 12 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 12 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 13 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 10 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 12 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 7 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 10 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 6 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico