Filme da Mamba Negra acerta ao mostrar que festa realiza fantasias

O documentário só não ganha a nota máxima porque deixa de contextualizar a festa numa cena maior da qual ela faz parte

© Reprodução

Cultura Cinema 27/04/21 POR Folhapress

FOLHAPRESS - Nas primeiras cenas do recém-lançado documentário sobre a festa Mamba Negra, um grupo de jovens cola cartazes anunciando uma edição do evento nas ruas de São Paulo.

PUB

"É um jeito de a festa continuar existindo fora do momento da festa, existir na rua, existir no espaço público de algum jeito", diz um deles. "Muita gente pode ser o que é na Mamba, no dia a dia ela não é aquilo", completa outro.

MAMBA NEGRA - The Sound and the Fury of São Paulo [sub eng/ita] from Subframe Media on Vimeo.

Nos dois minutos iniciais, o curta-metragem de Teo Mannu e Alessio Ortu resume, nas falas desses personagens, o mundo que os diretores retratam -jovens que fizeram de uma das mais importantes baladas de música eletrônica do país na última década o seu lugar de expressão.

O forte do filme é deixar claro que "lugar", no universo da festa criada por Carolina Schutzer e Laura Diaz há quase oito anos, significa tanto um espaço físico quanto um local de existência de subjetividades e, por que não, de realização de fantasias.

Vemos que a Mamba Negra ocupa as ruas do centro paulistano num trio elétrico durante o dia, e também os galpões de estética industrial da Fabriketa, no Brás, de madrugada, se apossando da cidade como se fosse sua.

Em outra cena, o performer Euvira ajusta acessórios de couro no corpo enquanto fala para a câmera que, por ser negro, gay, da periferia e nordestino, não era para estar vivo. Nos momentos seguintes, a câmera mostra o artista no auge de sua potência ao se apresentar na festa, o que segundo ele próprio é um ato de vitalidade e de protesto.

A precisão dos diretores ao retratar as diferentes camadas de atividade da Mamba Negra facilita o entendimento desse mundo para um espectador de fora, enquanto mata as saudades dos frequentadores nesta época de pandemia e de baladas virtuais.

Além disso, o filme é um breve documento de um evento profundamente ligado com a São Paulo da década de 2010 -a balada movimenta milhares de pessoas todos os meses, entre público, produção e artistas.

Outro momento interessante na tela é o registro de um ensaio da banda Teto Preto na casa de um dos integrantes, levando o espectador para a intimidade do grupo –surgido com a festa– que mistura letras de protesto às batidas do techno e que revelou para a cena o performer e agora cantor Loïc Koutana.

O documentário só não ganha a nota máxima porque deixa de contextualizar a festa numa cena maior da qual ela faz parte e que ajudou a criar, mudando a noite de São Paulo ao acolher novos públicos sob a égide do DJ e ao dar espaço para performers fora do sistema da arte tradicional.

Não há menção de outras baladas importantes, como Capslock, ODD, Sangra Muta e Vampire Haus, por exemplo, que dividem artistas, público e também a maneira progressista de ver o mundo com a Mamba Negra.

MAMBA NEGRA - THE SOUND AND THE FURY OF SÃO PAULO

Avaliação Muito bom

Onde Aluguel no Vimeo

Preço US$ 1,10, cerca de R$ 6

Direção Teo Mannu e Alessio OrtoLink: https://vimeo.com/ondemand/m4mb4n3gr4

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 17 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 18 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 19 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 20 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 19 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 19 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 14 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 17 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 13 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 17 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula