Covid-19 eleva risco de morte em 60% até seis meses após infecção

Os ex-doentes apresentavam igualmente um risco superior de desenvolver problemas de saúde mental, incluindo depressão, ansiedade e distúrbios do sono

© Shutterstock

Lifestyle Coronavírus 28/04/21 POR NMBR

Uma pesquisa recente, feita com base nos dados médicos de 73 mil pessoas nos Estados Unidos que haviam sido infectadas com o novo coronavírus SARS-CoV-2, sem precisarem de internamento hospitalar, revelou que esses doentes apresentavam um risco de morte significativamente superior, nomeadamente 60% maior, em comparação com pessoas que não haviam padecido da patologia, entre um a seis meses após contraírem o vírus.

PUB

Os investigadores também apuraram que os sobreviventes não hospitalizados de Covid-19 registravam uma probabilidade 20% mais elevada de necessitarem de cuidados médicos ambulatoriais durante esse período, relativamente a pessoas não infectadas, reporta um artigo publicado no site da BBC News.

De acordo com o novo estudo, baseado em dados clínicos de pacientes do sistema de saúde do Departamento de Assuntos de Veteranos dos Estados Unidos, quem sofreu da doença experienciou múltiplos problemas médicos a longo prazo. 

Mais ainda, esses sintomas não se limitaram a problemas pulmonares devido ao impacto do SARS-CoV-2 no trato respiratório, podendo ao invés afetar qualquer parte do organismo, desde neurológicos a cardiovasculares ou gastrointestinais, além de mal-estar, fadiga, dores musculares acentuadas e anemia.

Os ex-doentes apresentavam igualmente um risco superior de desenvolver problemas de saúde mental, incluindo depressão, ansiedade e distúrbios do sono.

Devido à incidência da Covid-19, verificou-se ainda um aumento na toma de vários fármacos por esses pacientes: "incluindo analgésicos (opioides e não opioides), antidepressivos, ansiolíticos, anti-hipertensivos e hipoglicemiantes orais e evidências de anormalidades laboratoriais em vários sistemas orgânicos", escreveram os cientistas no estudo, publicado na revista científica Nature.

"As manifestações clínicas agudas de COVID-19 são bem caracterizadas, no entanto, suas sequelas pós-agudas não foram descritas de forma abrangente", disseram os cientistas, liderados por Ziyad Al-Aly, chefe do serviço de pesquisa e desenvolvimento do Sistema de Saúde para Veteranos em St. Louis, no Missouri. 

"Os resultados fornecem um roteiro para informar o planejamento do sistema de saúde e o desenvolvimento de estratégias de cuidados multidisciplinares para reduzir a perda crônica de saúde entre os sobreviventes da Covid-19", acrescentaram.

Leia Também: Estudo: 95% dos idosos adquirem proteção após segunda dose de vacina

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 10 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 11 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 12 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 12 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 13 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 10 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 12 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 7 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 10 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 6 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico