Protestos na Colômbia têm confrontos entre policiais e manifestantes

Além dos atos contrários ao aumento de impostos, há marchas sendo convocadas contra o fechamento do comércio em várias cidades, como Medellín

© Getty Images

Mundo COLÔMBIA-PROTESTOS 29/04/21 POR Folhapress

BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - Apesar dos pedidos das autoridades para que uma greve nacional não fosse realizada nesta quarta-feira (28), colombianos foram às ruas em protesto contra uma reforma tributária apresentada pelo presidente de centro-direita Iván Duque.

PUB

Várias cidades tiveram aglomerações e houve confrontos com a polícia em Bogotá, Bucaramanga, Barranquilla e Cali.

As marchas, convocadas por sindicatos de trabalhadores de diferentes setores, tiveram início pela manhã e estavam previstas para durar 48 horas.

Os manifestantes pedem que não haja aumento de impostos e que se crie mais proteção social aos trabalhadores afetados pela pandemia do coronavírus.

Desde 2019 que o governo Duque tenta implementar uma reforma fiscal no país –na época, houve intensos conflitos nas ruas do país.

Em declarações no meio da tarde, a prefeita de centro-esquerda de Bogotá, Claudia López, afirmou que as manifestações teriam de ser interrompidas às 20h (22h em São Paulo), quando entra em vigor o toque de recolher.

"Durante a manhã, tivemos muitos bloqueios de rua e impedimentos de circulação. Esperemos que todos entendam que é necessário voltar para casa e cumprir as medidas de restrição." Nesta terça (27), López tentou, sem sucesso, demover os manifestantes de irem às ruas por conta da pandemia e sugeriu que o protesto fosse realizado de outro modo.

Já o presidente, cuja posição com relação à segurança é mais linha-dura, publicou cedo uma foto que o mostrava com os chefes das forças de segurança afirmando que estariam alertas durante todo o dia caso fosse necessário intervir. "Com a equipe de governo e a cúpula da polícia nacional, analisamos a situação. Dei instruções à força pública para que garanta a ordem pública e a segurança dos cidadãos."

Nas últimas semanas, a Colômbia entrou no que epidemiologistas locais consideram uma terceira onda da pandemia, com novas altas casos e mortes pela doença. Nesta terça, o país registrou média móvel de 17.254 casos, próxima aos 17.857 registrados em 20 de janeiro, no auge da segunda onda, de acordo com dados do Our World in Data.

Desde o início da crise sanitária, o país soma 2.787.303 infecções e 71.799 mortes.

Para tentar barrar a disseminação do vírus, tanto o governo nacional quanto a prefeitura de Bogotá impuseram novos confinamentos em várias regiões. A capital colombiana está em lockdown parcial, e não é possível sair de casa nos fins de semana. Durante a semana, há toque de recolher.

A prefeita afirmou, na segunda (26), que as UTIs da cidade estão em 91% de lotação e pediu à população que reforce as medidas de precaução. Há uma preocupação grande com relação a novos protestos previstos para as próximas semanas.

Além dos atos contrários ao aumento de impostos, há marchas sendo convocadas contra o fechamento do comércio em várias cidades, como Medellín. Empresários e comerciantes querem flexibilizações nas restrições impostas pela pandemia para que a economia continue funcionando.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 14 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 13 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 16 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 15 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 15 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 15 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Bastidores da TV Há 7 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

fama Isabel Veloso Há 16 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 15 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens