Um a cada quatro doentes infectados sofrem de queda de cabelo

Pesquisadores que estudaram uma série de sintomas a longo prazo provocados pela Covid-19 detectaram que 359 de 1.655 pacientes hospitalizados em Wuhan

© Shutterstock

Lifestyle Covid-19 03/05/21 POR NMBR

Segundo um novo estudo, um quarto dos pacientes infectados pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, sofrem de queda de cabelo nos primeiros seis meses após terem sido contaminados - e as mulheres estão mais predispostas a experienciarem o problema.

PUB

 Pesquisadores que estudaram uma série de sintomas a longo prazo provocados pela Covid-19 detectaram que 359 de 1.655 pacientes hospitalizados em Wuhan, na China, sofreram de perda acentuada de cabelo.

Os dados apurados, publicados no The Lancet, indicam que a perda de cabelo é um sintoma primário a longo prazo da Covid-19, juntamente com fadiga, falta de ar, tonturas e dor nas articulações.

Os autores do artigo que pretendiam investigar os efeitos a longo prazo do novo coronavírus dizem que os sintomas permanecem "em grande parte obscuros".

Os pacientes que foram examinados para este estudo tiveram alta do Hospital Jin Yin-tan em Wuhan entre 7 de janeiro e 29 de maio de 2020, após sofrerem de Covid-19.

Seis meses depois, foram novamente entrevistados e responderam a questionários acerca dos seus sintomas e qualidade de vida.

Os indivíduos também foram submetidos a exames físicos e realizaram testes de caminhada de seis minutos, bem como a exames de sangue.

Segundo os investigadores, 63% dos pacientes tinham fadiga ou fraqueza muscular, 26% sofriam de distúrbios do sono, 23% tinham ansiedade ou depressão e 22% sofriam de perda de cabelo.

O estudo revelou ainda que 76% dos pacientes relataram pelo menos um sintoma seis meses após o início generalizado dos sintomas, e a proporção foi maior nas mulheres.

Os autores escreveram: "o objetivo deste estudo foi descrever as consequências a longo prazo da saúde de pacientes com Covid-19 que receberam alta hospitalar".

"Até onde sabemos, este é o maior estudo de coorte com a maior duração de acompanhamento avaliando as consequências para a saúde de pacientes adultos com alta hospitalar a recuperarem da Covid-19".

Dermatologistas dizem que a perda de cabelo é em parte uma resposta normal a uma experiência estressante- como adoecer com um vírus durante uma pandemia - e que o cabelo irá eventualmente voltar a crescer.

De acordo com a Academia Americana de Dermatologia (AAD), a perda de cabelo induzida pela Covid ocorre também devido ao eflúvio telógeno (TE) - uma condição de derramamento causada por uma perturbação no ciclo de crescimento capilar.

O TE resulta numa elevada percentagem de folículos anagênicos (folículos capilares que estão ativamente a crescer), entrando na sua fase de repouso prematuramente em todo o couro cabeludo.

Os especialistas da AAD apontam que o TE dura entre seis a nove meses antes do cabelo retornar à sua espessura normal e aparência.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 20 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 19 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 20 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 13 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 12 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 18 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 18 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 18 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 18 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

brasil CHUVA-RS Há 10 Horas

Temporais no RS deixam 10 mortos e 21 desaparecidos