Casos de Covid-19 voltam a subir em SP e acendem alerta para terceira onda

A alta de casos sempre resulta em aumento de hospitalizações e, logo depois, de internações em UTI

© Getty Images

Brasil Pandemia 05/05/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOFLHAPRESS) - O número de casos de Covid-19 voltou a subir no estado de São Paulo, gerando tensão em técnicos ligados à área da saúde sobre a possibilidade de São Paulo já estar entrando em uma terceira onda de casos da doença.

PUB

Eles passaram de uma média diária de 12.573 novos casos para 12.887 na semana passada -um crescimento de 2,5% que ainda não era esperado.Já as internações, que estavam baixando de forma constante e chegaram a apresentar uma queda de 25%, estacionaram.

Na penúltima semana de abril, a média diária de novas internações foi de 2.243 pessoas. Na semana seguinte, ela ficou em 2.239, numa queda de apenas 0,2%. Ou seja, a curva parou de cair.

A situação acendeu a luz amarela no governo: a alta de casos sempre resulta em aumento de hospitalizações e, logo depois, de internações em UTI. E, fatalmente, de mais mortes.

O número de pacientes em UTI, que vinha em queda constante, estacionou nas últimas semanas de abril. Mas já começa a apresentar ligeira alta nesta primeira semana de maio.

No domingo (2), 11.301 pessoas estavam internadas em tratamento intensivo no estado. Na segunda (3), o número subiu para 10.144. Na terça (4), para 10.235

O número de mortes segue em queda em SP, mas ele reflete apenas a baixa de casos e internações de semanas anteriores (passou de 432 óbitos na semana passada para 360 agora, na média dos três primeiros dias de cada período).

O secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, é cauteloso sobre os números. O caso não seria de tensão, "mas de atenção", afirma ele.

"São sinais de que máximos cuidados ainda são necessários", diz o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn. "Precisamos do apoio da população. Não aglomerar, higienizar as mãos, usar máscaras", afirma ele.

A ocupação de leitos é de 76,2% na Grande São Paulo e de 78,2% no estado.

Em 16 de abril, o governador de São Paulo, João Doria, começou a flexibilizar a quarentena no estado. O comércio foi reaberto, bem como os restaurantes, ainda que com algumas restrições.

Os técnicos agora observam o comportamento das diversas curvas epidemiológicas, para saber se a reabertura será sustentável -ou se voltará a ameaçar o sistema de saúde de entrar em colapso.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 11 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 13 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 13 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

brasil CHUVA-RS Há 9 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

justica São Paulo Há 13 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 12 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 14 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 14 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 12 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

justica Pridão Há 12 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo