Após vitória de 'geração Greta', Merkel aperta o passo de lei climática

O Tribunal Constitucional concordou com o argumento dos ativistas ambientais, de que a lei de Merkel praticamente acabava com suas liberdades futuras, já que seria preciso fazer sacrifícios muito maiores para evitar o aquecimento global

© Getty

Mundo ALEMANHA-GOVERNO 06/05/21 POR Folhapress

BRUXELAS, BÉLGICA (FOLHAPRESS) - Após vitória considerada histórica da chamada "geração Greta" -jovens de cerca de 20 anos cuja prioridade é evitar a mudança climática-, o governo alemão apresentou uma proposta mais dura para sua lei climática.

PUB

A medida atende a uma ordem do principal tribunal do país, que considerou inconstitucional o plano do governo Merkel, por empurrar para o futuro a maior parte do fardo de cortar emissões de gases de efeito estufa.

O Tribunal Constitucional concordou com o argumento dos ativistas ambientais, de que a lei de Merkel praticamente acabava com suas liberdades futuras, já que seria preciso fazer sacrifícios muito maiores para evitar o aquecimento global.

Pela nova proposta, o corte de emissões até 2030 passa de 55% para 65%. O plano também prevê que a Alemanha alcance emissão líquida zero em 2045, e não mais em 2050. O gabinete de Merkel deve aprovar os números na próxima semana.

A Justiça havia dado prazo até o fim de 2022 para que o governo detalhasse novas metas, mas o governo tem pressa devido às eleições nacionais de setembro, nas quais será escolhido o sucessor de Merkel -que deixa o governo após 16 anos.

Com exceção da crise de saúde, a defesa do ambiente foi citada como a principal preocupação dos alemães na mais recente pesquisa Eurobarômetro, e o tema, que terá espaço certo nos debates eleitorais, já aparece nas intenções de voto.

Pesquisas eleitorais mostram popularidade crescente dos Verdes, enquanto os números da União (CDU-CSU) de Merkel estão em baixa. Em alguns levantamentos , Annalena Baerbock, recém-apontada candidata verde, já aparece na frente do candidato conservador Amir Laschet.

Ao apresentar as novas metas, a ministra do Meio Ambiente, Svenja Schulze, disse que elas são uma "oferta justa para a geração mais jovem". "Cada década, cada geração, assumirá sua responsabilidade."

Embora integre o gabinete de Merkel, a ministra é do social-democrata SPD, que faz parte da coalizão no poder, mas concorre com candidato próprio em setembro. As rusgas no bloco governista já haviam aparecido após a decisão da Justiça, quando o ministro das Finanças e candidato do SPD, Olaf Scholz, criticou a CDU por ter pisado no freio ao elaborar a lei sob pressão do setor industrial.

As indústrias são uma das áreas mais afetadas pela decisão de cortar a emissão de gases de efeito estufa -substâncias que absorvem parte dos raios de sol e redistribuem essa radiação na atmosfera, aquecendo o planeta-, porque isso envolve mudar suas estruturas de produção e até mesmo suas estratégias de mercado.

Entre os principais gases de efeito estufa estão o gás carbônico (CO2), produzido na queima de combustíveis como gasolina e diesel, e o metano, liberado em atividades agropecuárias. Acelerar as metas implica alterar mais rapidamente áreas como transporte, produção de alimentos, construção, produção de energia e manejo de florestas, além dos processos industriais.

A emenda apresentada pelo governo alemão também detalha melhor como será a redução, cumprindo uma das exigências do tribunal. A ideia é que as emissões de gases de efeito estufa sejam reduzidas em 25% na década de 2020, 23% na década de 2030 e 12% na de 2040, quando os cortes acumulados chegarão a 88%, segundo a ministra.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 13 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 15 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

mundo EUA Há 11 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 13 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 13 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 13 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 14 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

fama Bastidores da TV Há 5 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

economia INSS Há 12 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito