Prédio em Fortaleza terá vaga para carro dentro de apartamento

Ao chegar no imóvel –haverá apenas um apartamento por andar–, o carro é estacionado dentro da unidade, entre uma das salas e a cozinha

© Shutterstock

Economia PRÉDIO-CE 08/05/21 POR Folhapress

A construtora Diagonal, de Fortaleza (CE), vai lançar um edifício com vaga para carro dentro do apartamento. O condomínio de alto padrão, com 36 unidades de 362m² mais uma cobertura dúplex de 693 m², terá um elevador para veículos.

PUB

Ao chegar no imóvel –haverá apenas um apartamento por andar–, o carro é estacionado dentro da unidade, entre uma das salas e a cozinha.Segundo o jornal O Povo, a construção vai começar no segundo semestre, e a previsão de entrega é de quatro anos. O empreendimento será erguido na Av. da Abolição, no bairro Meireles.A Diagonal foi procurada, mas não atendeu ao pedido de entrevista. Em sites de corretores de imóveis, as unidades são anunciadas com preço a partir de R$ 4 milhões.

Também de alto padrão, o Victorian Living Desire, da incorporadora GPL, é outro empreendimento com vaga nos apartamentos. Entregue em 2018, no setor Marista, em Goiânia (GO), tem entre os moradores o cantor Gusttavo Lima, que se mudou para lá no ano passado. A unidade do cantor tem 404 m² e quatro suítes.

O espaço de garagem faz divisa com a cozinha e a área de serviço. "Queríamos trazer o conforto de casa para dentro do apartamento", diz Eloy Pinheiro, gerente estratégico da GPL.

A principal vantagem do elevador para carros, afirma ele, é a praticidade, como ao chegar do supermercado com o veículo cheio de sacolas, e é para isso que ele mais tem sido usado pelos moradores. Mas, na hora de vender o empreendimento, Pinheiro conta que foi difícil passar a mensagem de funcionalidade do elevador, automaticamente associado à colecionadores de carro que desejariam exibir o automóvel na sala.

Para conseguir colocar o elevador do prédio, foi preciso construir pilares reforçados para sustentar o peso da peça e dos automóveis, além de colocar uma contenção dentro das unidades, para segurar o carro caso o motorista perca o controle ao estacionar.

O Victorian Living Desire é o único empreendimento da GPL com a vaga para carros dentro das unidades. De acordo com Pinheiro, isso acontece porque esse foi o edifício de mais alto padrão que a empresa já fez, com as maiores unidades. "Tem que combinar muito com o perfil do prédio. Caso a gente decida lançar outro empreendimento assim, pode ser que tenha esse elevador", afirma.

Há pelo menos outros dois edifícios no Brasil em que é possível subir com o carro ao apartamento. Em Belo Horizonte (MG), foi entregue em 2010 o condomínio Parc Zodíaco, no bairro Santa Lúcia, construído pela EPO. As unidades do empreendimento podem ser acessadas diretamente com o carro, que fica guardado ao lado da cozinha.

Assim como nos prédios de Fortaleza e Goiânia, também há vagas em garagem comum. Quem quiser, pode utilizar a área destinada ao veículo para aumentar outro ambiente da casa.

Mais antigo é o edifício Dona Ercília, na região central de Caxias do Sul (RS), dos anos 1960. Há uma garagem para cada unidade, na área de serviço.

Nesse caso, a opção pela vaga nos imóveis foi prática: como conta a página Prédios de Caxias do Sul, a presença de rochas e uma nascente no subsolo do terreno impedia a construção da garagem. Para contornar o problema, o engenheiro da obra, Hugo Grazziotin, decidiu que os veículos é que subiriam a cada apartamento.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 22 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 21 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

justica Violência Há 13 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

fama Gusttavo Lima Há 21 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 23 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

esporte Óbito Há 14 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

mundo EUA Há 22 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

esporte São Paulo FC Há 22 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

mundo EUA Há 19 Horas

Imagens mostram destruição causada por tornado em Oklahoma

esporte EUA Há 22 Horas

Jogador da NFL é baleado em tiroteio na Florida