Palmeiras derrota Ponte Preta e avança no Paulistão com ajuda do Corinthians

Além do mérito de Gustavo Scarpa, destaque do jogo com duas assistências e um gol, a classificação só foi possível porque o rival Corinthians venceu o Novorizontino por 2 a 1

© Cesar Greco / Palmeiras

Esporte Campeonato Paulista 09/05/21 POR Estadao Conteudo

A sequência de jogos do Palmeiras vai continuar pesada, mas o motivo é positivo. Mesmo disputando o Paulistão inteiro com escalações alternativas, o time comandado por Abel Ferreira foi a campo neste domingo, no Moisés Lucarelli, em Campinas, e garantiu a classificação às quartas de final ao vencer a já eliminada Ponte Preta por 3 a 0, em jogo válido pela última rodada da fase de grupos.

PUB

Além do mérito de Gustavo Scarpa, destaque do jogo com duas assistências e um gol, a classificação só foi possível porque o rival Corinthians venceu o Novorizontino por 2 a 1, na Neo Química Arena. O time de Novo Horizonte iniciou a rodada na segunda colocação do Grupo C, mas caiu para a terceira, com 19 pontos, já que o Palmeiras chegou a 21 e conseguiu tomar a vice-liderança, dois pontos atrás do Red Bull Bragantino, adversário dos palmeirenses nas quartas de final.

Antes de pensar na próxima fase do Paulista, no entanto, o Palmeiras foca na disputa da Copa Libertadores. Na próxima terça-feira, o desafio será contra o Independiente Del Valle, no Equador, em duelo pela quarta rodada da fase de grupos do torneio continental. Já a Ponte, terceira colocada do Grupo B, com 13 pontos, aguarda a definição do Torneio do Interior.

Em campo, a tarde deste domingo em Campinas foi tranquila para o Palmeiras. Sem abrir mão da estratégia adotada durante todo o Estadual, Abel Ferreira montou o time com direito a lançamento de mais um jovem da base: o zagueiro Michel, de apenas 17 anos. Junto ao restante do sistema defensivo, o estreante precisou lidar com uma Ponte esforçada na criação de jogadas ofensivas e viu o Jailson trabalhar, ainda que sem maiores sustos.

Depois de defender uma boa finalização de Apodi, impedido, e encaixar com tranquilidade uma tentativa de João Paulo, o goleiro do time alviverde brilhou aos 23 minutos, quando espalmou a bola após batida de primeira de Paulo Sérgio, na pequena área. Mais uma vez, o árbitro marcou impedimento.

Enquanto a Ponte conseguia articular alguns sustos, o Palmeiras tentava acertar uma marcação no campo de ataque e enfrentava dificuldade na criação. A situação mudou em um chute de fora da área de Gustavo Scarpa, que acertou em cheio com o pé esquerdo, aos 34 minutos, e marcou um golaço, o 5.000º do Palmeiras em partidas válidas pelo Paulistão.

A equipe campineira ainda tentou reagir nos minutos finais do primeiro tempo, com finalizações de Moisés e Niltinho, sem sucesso. Ainda deu tempo de Willian receber bom cruzamento de Scarpa, aos 47 minutos, e desviar de cabeça para ampliar. Um minuto depois, o árbitro apitou.

O segundo tempo começou do jeito que o primeiro acabou: com gol. Com apenas 50 segundos de bola rolando, Scarpa apareceu mais uma vez e cruzou para Wesley, que chutou de primeira e viu a bola morrer no fundo da rede. O mesmo Wesley teve nova chance, oito minutos depois, após erro da Ponte, e mandou por cima do gol, cara a cara com o goleiro Ygor.

Com a Ponte abatida em campo, o treinador Fábio Moreno apostou em três substituições ainda aos 14 minutos, mas não conseguiu reviver o ímpeto pontepretano. Do outro lado, Abel Ferreira, já pensando na maratona de jogos palmeirense, tirou os destaques Scarpa e Wesley aos 17 para colocar Pedro Bicalho e Lucas Lima.

A partir daí, o Palmeiras não conseguiu levar mais perigo ao gol da Ponte, assim como o próprio adversário, que demonstrou não ter mais forças para ir atrás do resultado. Diante deste cenário, o 3 a 0 permaneceu no placar até o apito final.

FICHA TÉCNICA:

PONTE PRETA 0 x 3 PALMEIRAS

PONTE PRETA - Ygor; Apodi (Jean Carlos), Rayan, Ruan Renato e Felipe Albuquerque (Marcos Júnior); Dawhan, Vini Locatelli (Barreto) e Camilo (Renatinho); Paulo Sérgio, Niltinho e Moisés (Bruno Michel). Técnico: Fábio Moreno.

PALMEIRAS - Jailson, Mayke (Gustavo Garcia), Michel e Vanderlan; Giovani (Esteves), Danilo, Gustavo Scarpa (Pedro Bicalho), Zé Rafael (Fabinho) e Viña; Wesley (Lucas Lima) e Willian. Técnico: Abel Ferreira.

GOLS - Gustavo Scarpa, aos 34, e Willian, aos 47 minutos do primeiro tempo. Wesley, a 1 minuto do segundo tempo.

CARTÃO AMARELO - Não houve.

ÁRBITRO - Flávio Rodrigues de Souza.

RENDA E PÚBLICO - Jogo sem torcida.

LOCAL - Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP).

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Iraque Há 2 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama A Grande Conquista 2 Há 2 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

mundo Guangzhou Há 2 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

mundo Posição de Lótus Há 4 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

politica Arthur Lira Há 3 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 5 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 5 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Casais famosos Há 22 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama Baby Reindeer Há 22 Horas

Conheça Richard Gadd, o ator da série que está dando o que falar

lifestyle Signos Há 5 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos