BC prevê lançamento do Pix Saque e do Pix Troco em agosto de 2021

O sistema brasileiro de pagamentos instantâneos devem ser lançadas em agosto deste ano

© Tem dúvida sobre o Pix? Saiba tudo aqui!

Economia Transações 10/05/21 POR Estadao Conteudo

O chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, Carlos Eduardo Brandt, afirmou nesta segunda-feira, 10, que as duas novas funcionalidades do Pix - o sistema brasileiro de pagamentos instantâneos - devem ser lançadas em agosto deste ano: o Pix Saque e o Pix Troco. O BC colocou nesta segunda em consulta pública as regras para os dois serviços.

PUB

Por meio dos novos serviços, será possível aos usuários do Pix sacar recursos em estabelecimentos comerciais ou prestadores de serviços, o que amplia as opções às agências bancárias e aos caixas eletrônicos.

De acordo com o BC, por meio do Saque Pix o usuário poderá retirar recursos de sua conta sem que haja qualquer transação comercial com o estabelecimento.

Na prática, funcionará como um saque simples, semelhante ao realizado em caixas eletrônicos. Já o Pix Troco estará associado a uma compra de um produto ou serviço. Ao pagar por meio do Pix, o usuário poderá fazer a previsão de um "troco" em espécie e retirar o dinheiro.

A consulta pública prevê limite máximo para saque de R$ 500 por dia. Cada usuário terá quatro saques gratuitos por mês. A partir da quinta transação, as instituições financeiras ou de pagamentos que possuem a conta do usuário poderão cobrar uma tarifa por transação.

Até o dia 9 de junho, a autarquia estará recebendo pela internet sugestões na consulta pública, inclusive em relação aos limites propostos.

Brandt afirmou ainda que o cronograma do Pix prevê o lançamento de mais serviços em 2021 e 2022.

"Daqui a alguns dias entra o Pix Cobrança com Vencimento. Até o fim do ano, tem o iniciador de pagamento no Pix, que vem no projeto de Open Banking", citou Brandt, em referência ao sistema de compartilhamento de dados de clientes entre instituições financeiras. "Pix por Aproximação chega até o fim do ano também."

Outro objetivo do BC é permitir a utilização do Pix em situações em que uma das duas partes (pagador ou recebedor), ou mesmo as duas partes, esteja sem conexão com a internet. "Hoje, para fazer o Pix, as duas partes precisam estar online. Teremos o QR Code offline, em que uma das pontas está offline. E mesmo o duplo offline. O Pix também terá esta possibilidade de pagamento enquanto ambos estão fora da internet. (Isso será lançado) até o fim do ano ou início do próximo ano", disse.

Já o Pix Garantido e o débito automático no Pix será entregues no segundo semestre de 2022, conforme Brandt.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 16 Horas

Mulher vence loteria de 1 milhão pela segunda vez em 10 semanas

brasil Brasil Há 15 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

tech WhatsApp Há 16 Horas

WhatsApp deixa de funcionar em 35 celulares antigos; veja a lista

mundo EUA Há 18 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama MADONNA-RIO Há 17 Horas

Madonna passa som em Copacabana com Pabllo Vittar; veja as fotos

tech Espaço Há 17 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

brasil CHUVA-RS Há 17 Horas

Temporais no RS matam 31, inundam cidades e isolam moradores sem resgate

fama Bastidores da TV Há 15 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil CHUVA-RS Há 14 Horas

Temporais devem continuar a atingir o RS e vão chegar a SC até o fim de semana

fama Brad Pitt Há 14 Horas

Brad Pitt faz passeio romântico com a namorada Ines de Ramon