Sporting encerra jejum de 19 anos e volta a ser campeão português

Nesta terça, a equipe alviverde de Lisboa bateu o Boavista por 1 a 0 no estádio José Alvalade e garantiu o troféu com duas rodadas de antecedência

© Getty Images

Esporte Sporting 12/05/21 POR Estadao Conteudo

Foram 19 anos de espera, mas o torcedor do Sporting finalmente pode voltar a comemorar o título do Campeonato Português. Nesta terça, a equipe alviverde de Lisboa bateu o Boavista por 1 a 0 no estádio José Alvalade e garantiu o troféu com duas rodadas de antecedência.

PUB

A ansiedade dos torcedores ficou bem clara: com o público ainda vetado das arquibancadas em Portugal, uma multidão se reuniu nos arredores do estádio para comemorar quando o título saísse. Contudo, as aglomerações ainda estão proibidas. A polícia portuguesa tentou dispersar e houve confronto.

No jogo, o domínio do Sporting foi amplo, mas a vitória acabou sendo magra. O único gol foi marcado por Paulinho, aos 36 minutos do primeiro tempo, completando cruzamento rasteiro de Nuno Santos. Dessa forma, a equipe de Rúben Dias assegurou a conquista.

O Sporting ainda pode ser campeão invicto: em 32 jogos até o momento, foram 25 vitórias e sete empates. Nas últimas duas rodadas, joga o clássico de Lisboa contra o Benfica no Estádio da Luz, e em seguida fecha a campanha em casa contra o Marítimo.

Quatro brasileiros integram o elenco do Sporting: o goleiro Renan Ribeiro, ex-São Paulo, e o atacante Luiz Phellype, que se recuperou de lesão há pouco tempo, não foram relacionados. O lateral Matheus Reis, ex-Bahia e São Paulo, e o meia Matheus Nunes, formado em Portugal, entraram no segundo tempo.

Cristiano Ronaldo não deixou passar a oportunidade de parabenizar o time no qual foi formado: o astro português postou uma mensagem nas redes sociais em que cumprimenta o clube os jogadores. A mãe do craque, Dolores Aveiro, também celebrou o título. Cristiano fez 33 jogos no time profissional do Sporting no início da carreira, antes de ser vendido para o Manchester United.

Com a conquista, o Sporting chega sua 23ª conquista do Campeonato Português, a 19ª na era profissional. O Benfica é o maior campeão com 37 títulos e o Porto é o segundo, com 29 troféus conquistados. Além do trio, apenas Belenenses, em 1945-46, e Boavista, em 2000-01, conseguiram conquistar o torneio.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rei Charles III Há 20 Horas

Saúde de Charles III piora e detalhes do funeral são refeitos, diz site

lifestyle Câncer Há 18 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Harry Há 21 Horas

Príncipe Harry deixou residência real ‘ aos prantos’ após ser despejado

fama Argentina Há 20 Horas

Miss Universo Buenos Aires elege modelo de 60 anos; conheça

fama Salma Hayek Há 19 Horas

Salma Hayek celebra 15 anos de casamento com fotos inéditas da cerimônia

fama Luto Há 11 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 14 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 11 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

lifestyle Peso Há 20 Horas

Especialista revela os alimentos populares que engordam (e muito)

fama Emergência Médica Há 19 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave