Prefeito de Nova York destaca 'tanta dor e dificuldade' no Brasil ao comentar pandemia

No fim de abril, o governo americano abriu exceções para autorizar a entrada de algumas categorias de estudantes e de jornalistas brasileiros

© Getty Images

Mundo BILL-BLASIO 12/05/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Em entrevista coletiva nesta terça (11), o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, comentou a situação do Brasil durante a pandemia de coronavírus. "Meu coração está com os brasileiros. Há tanta dor, tanta dificuldade", afirmou o democrata, após uma pergunta feita pela TV Globo.

PUB

Blasio respondia sobre os planos para vacinar turistas contra a Covid e disse que Nova York está pronta para imunizar viajantes, algo que depende do aval do governador do Estado, o também democrata Andrew Cuomo.

Na semana passada, Blasio anunciou que, caso a proposta seja liberada, haverá pontos de imunização em lugares turísticos, como o Central Park e a Times Square. "Isso é parte de um 'bem-vindo de volta à cidade de Nova York'. Nós queremos que todos estejam seguros", afirmou o prefeito.

Ainda que não tenha dado aval para a vacinação de turistas de fora dos EUA, Cuomo recentemente autorizou a expansão do programa de imunização a visitantes domésticos. Até então, de acordo com as regras vigentes, apenas residentes e trabalhadores locais poderiam receber os fármacos.

A declaração de Blasio sobre o Brasil, que mistura lamentação com uma ponta de crítica, remete aos embates que o prefeito americano teve com Jair Bolsonaro. Em maio de 2019, o presidente brasileiro iria receber a homenagem de "Pessoa do Ano", dado pela Câmara de Comércio Brasil-EUA, no Museu de História Natural, em Nova York, mas o local se recusou a receber o evento, após um pedido de Blasio.

"Isso [homenagear Bolsonaro] vai além de uma mera ironia e chega a ser uma contradição chocante. Esse cara é um ser humano muito perigoso", disse o prefeito, à época. Após o cancelamento, Bolsonaro e seus aliados no Brasil atacaram o democrata. "Eu não poderia comparecer a uma cidade onde o chefe do Executivo, o prefeito, no caso, se comportava como um radical, promovendo e se preparando para fazer manifestações, as piores possíveis, contra a minha presença", disse o presidente brasileiro.

Frente à recusa, o evento da Câmara de Comércio Brasil-EUA foi transferido para Dallas, no Texas.

Com mais de 60% da população adulta do estado imunizada com ao menos uma dose, Nova York vê, agora, o ritmo da campanha diminuir, o que levou autoridades a criar campanhas para estimular a vacinação. Nesta terça, o governador Cuomo anunciou prêmios a quem se imunizar: haverá postos em estações de trens e do metrô, e quem tomar uma dose ganhará passes com viagens grátis.

Na semana passada, o governador já havia dito que pessoas vacinadas ganharão ingressos para jogos de beisebol do Yankees e do Mets. E, na segunda, o prefeito disse que atrações como o Lincoln Center e o Zoológico do Bronx darão entradas para quem tomar a vacina.

Desde maio de 2020, os Estados Unidos vetam a entrada de viajantes que estiveram no Brasil nos últimos 14 dias. Há exceções para os portadores de green cards (residência permanente nos EUA), cônjuges, filhos e irmãos de americanos residentes no país e para estrangeiros que viajem a convite do governo americano, além de integrantes de tripulação aérea. No fim de abril, o governo americano abriu exceções para autorizar a entrada de algumas categorias de estudantes e de jornalistas brasileiros.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 13 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 13 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 13 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 6 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

fama Demi Moore Há 12 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

brasil Brasil Há 12 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

esporte Liga dos Campeões Há 12 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

brasil São Paulo Há 5 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

esporte Ayrton Senna Há 12 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 12 Horas

'Castelo do Harry Potter' é destruído após ataque russo no porto de Odessa