Média de mortes por covid-19 cai 24% em duas semanas, a maior redução em 6 meses

A pandemia, no entanto, se mantém em um alto patamar no País

© Getty Images

Brasil Covid-19 14/05/21 POR Estadao Conteudo

A média diária de mortes por covid-19 no Brasil ficou em 1.917 nesta quinta-feira, 13, segundo dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa. O número atual representa uma redução de 24% na comparação com o dado de 14 dias atrás, o que configura a queda mais expressiva desde 11 de novembro. A pandemia, no entanto, se mantém em um alto patamar no País.

PUB

A redução na média confirma a tendência de queda notada consecutivamente há 23 dias, após o recorde de óbitos pela doença no mês de abril. Apesar disso, o patamar atual é bem distinto do que o Brasil registrava em novembro, quando a média de mortes estava em 341 vítimas diárias do novo coronavírus. Nas últimas 24 horas, 2.340 pessoas morreram em decorrência da doença.

O total de óbitos chegou a 430.596. A mesma tendência de queda nas mortes não é notada na análise relativa aos novos casos. Entre esta quarta-feira e esta quinta-feira, 75.141 novos testes positivos foram registrados. A média ficou em 61 mil, um patamar de estabilidade em relação há 14 dias. A tendência tem se mantido assim ao longo dos últimos nove dias, sete dos quais tiveram alta na média entre 1% e 9%. O total de casos chegou a 15.436.827.

O Estadão mostrou nesta quinta-feira que 13 Estados têm tendência de alta nos novos casos. Para especialistas, o indicador pode levar o Brasil a uma estabilização de mortes em um alto patamar ou até mesmo a uma nova alta no número de vítimas. As recentes flexibilizações de restrições e o ritmo lento de vacinação são fatores que preocupam.

Os dados diários do Brasil são do consórcio de veículos de imprensa formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL em parceria com 27 secretarias estaduais de Saúde, em balanço divulgado às 20h. Segundo o Ministério da Saúde, o País tem 1.024.243 em acompanhamento.

O balanço de óbitos e casos é resultado da parceria entre os seis meios de comunicação que passaram a trabalhar, desde o dia 8 de junho, de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 Estados e no Distrito Federal. A iniciativa inédita é uma resposta à decisão do governo Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia, mas foi mantida após os registros governamentais continuarem a ser divulgados.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 10 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 11 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 12 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 12 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 13 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 10 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 12 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 7 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 10 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 6 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico