Goleado, Corinthians cai e amplia série de fracassos na Sul-Americana

Esta foi a sétima participação alvinegra no segundo maior campeonato do continente, torneio em que é bem fraco o retrospecto do clube

© Getty Images

Esporte PEÑAROL-CORINTHIANS-RELATO 14/05/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A duas rodadas do fim da fase de grupos da Copa Sul-Americana, o Corinthians não tem mais chances de avançar às oitavas de final. Nesta quinta-feira (13), o time alvinegro foi derrotado pelo Peñarol, no Uruguai, por 4 a 0, resultado que deixou o adversário próximo de ficar com a vaga no mata-mata do Grupo E.

PUB

Estacionado nos quatro pontos, os corintianos permitiram que a equipe de Montevidéu chegasse aos 12, cinco a mais do que o River Plate (PAR), que venceu o Sport Huancayo (PER), lanterna, com um.

Esta foi a sétima participação alvinegra no segundo maior campeonato do continente, torneio em que é bem fraco o retrospecto do clube.

Houve eliminações nas fases preliminares -no regulamento antigo, existiam etapas prévias nacionais- e seguidos fracassos nas oitavas, quartas e semifinais, estágio mais avançado a que o clube chegou, em 2019, quando foi eliminado pelo Independiente del Valle (EQU).

Também não é glorioso o desempenho nos torneios que antecederam a Sul-Americana como segundo certame mais importante do continente. Nas extintas Copa Conmebol e Copa Mercosul, o time alvinegro também nunca foi além das semifinais.

Nesta temporada, contudo, a eliminação precoce foi especialmente lamentada pelo clube do Parque São Jorge porque foi a primeira vez que o Corinthians deu real importância à competição.

Em meio à pandemia de Covid-19, que afetou a capacidade de arredação dos clubes, sobretudo devido à ausência de torcida nos estádios, a diretoria viu no torneio uma chance de incrementar o orçamento com premiações. O campeão, por exemplo, levará um total de US$ 6,8 milhões (cerca de R$ 36 milhões).

Com o decorrer da temporada, no entanto, os planos mudaram. Com a classificação da equipe à semifinal do Campeonato Paulista, na última terça-feira (12), quando superou a Inter de Limeira, o torneio passou a ser a nova prioridade –os corintianos ainda esperam a definição do próximo adversário no Estadual.

Como a semifinal será no próximo domingo (16), Vagner Mancini não levou ao Uruguai o time considerado titular e poupou da viagem seis jogadores que iniciaram a goleada por 4 a 1 sobre o time do interior.

Sem nomes como Fagner, Gabriel, Ramiro e Luan, o Corinthians voltou a ter uma atuação apática e deixou o Peñarol abrir boa vantagem ainda na etapa inicial, com dois gols de Álvarez Martínez, de 19 anos, aos 5 e aos 14 minutos.

Depois do intervalo, Canobbio fez o terceiro, aos 7, e Martínez estabeleceu a goleada, aos 23.

Eliminado em atuação péssima, o Corinthians ainda terá dois duelos para cumprir tabela, contra River Plate (PAR) e Sport Huancayo (PER), ambos em Itaquera.

PEÑAROL

Dawson; Giovanni González (Valentín Rodríguez), Formiliano, Kagelmacher e Piquerez; Trindade e Gargano (Musto); Canobbio (Maxi Pereira), Cepellini e Facundo Torres (Olivera); Álvarez Martínez (Schiappacasse).

T.: Mauricio Larriera

CORINTHIANS

Cássio; Mandaca, Bruno Méndez, Gil e Fábio Santos; Xavier (Otero), Camacho (Adson) e Roni; Gustavo Mosquito, Mateus Vital (Lucas Piton) e Jô (Léo Natel). T.: Vagner Mancini

Estádio: Campéon del Siglo, em Montevidéu (URU)Árbitro: Nestor Pitana (ARG)Assistentes: Juan Pablo Belatti (ARG) e Maximiliano del Yesso (ARG)Cartões amarelos: Canobbio e Piquerez (PEN); Jô, Camacho e Fábio Santos (COR)Gols: Álvarez Martínez (PEN), aos 4' e aos 13'/1ºT; Canobbio (PEN), aos 7', e Álvarez Martínez (PEN), aos 23'/2ºT

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 16 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 17 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 17 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 18 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 18 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 18 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 13 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 15 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 12 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 16 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula