Embalado, Palmeiras se inspira na Libertadores para avançar no Paulistão

O jogo será no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, uma vez que o Bragantino terminou a fase inicial do Paulistão na liderança do Grupo C, com 23 pontos, dois a mais que o Palmeiras

© Getty

Esporte Palmeiras 14/05/21 POR Estadao Conteudo

O Palmeiras saiu da condição de virtual eliminado no Campeonato Paulista, conseguiu a classificação ao mata-mata, afastou a pressão que outrora incomodou o técnico Abel Ferreira e agora chega embalado por uma sequência importante de vitórias para enfrentar o Red Bull Bragantino nesta sexta-feira, às 19h30, pelas quartas de final da competição.

PUB

O jogo será no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, uma vez que o Bragantino terminou a fase inicial do Paulistão na liderança do Grupo C, com 23 pontos, dois a mais que o Palmeiras. Embora o time do interior tenha feito melhor campanha, do outro lado há um adversário em boa fase e com mais jogadores capazes de decidir uma partida. Em caso de empate no tempo normal, a definição da vaga nas semifinais vai para os pênaltis.

O Palmeiras também entra em campo nesta sexta para manter o bom retrospecto no mata-mata do Estadual. O time alviverde passou das quartas de final nas últimas sete edições. A última vez em que não foi às semifinais foi em 2013, ano em que acabou eliminado pelo Santos nos pênaltis.

A equipe alviverde conseguiu a vaga ao mata-mata mesmo jogando toda a primeira fase apenas com reservas - em alguns momentos até com o time C, formado por jovens recém-promovidos ao grupo profissional. Resta saber se Abel Ferreira e sua comissão técnica vão mudar o planejamento para o duelo decisivo e escalar titulares, ou parte deles.

Tudo indica que sim, levando em conta o caráter de decisão do jogo e também o fato de que o Palmeiras está em situação extremamente confortável na Libertadores pois já assegurou vaga antecipada às oitavas do torneio continental, lidera seu grupo com folga e é a única equipe com 100% de aproveitamento da competição, vencendo seus quatro jogos, três deles fora de casa.

Dessa maneira, a tendência é de que o técnico português decida lançar mão de alguns de seus titulares, como o goleiro Weverton, o zagueiro Gustavo Gómez e o atacante Rony, três dos principais atletas do elenco.

No meio, os jovens Danilo e Patrick de Paula (este suspenso na Libertadores), devem começar a partida, bem como Gustavo Scarpa, que não é titular, mas é um dos que mais atuou nesta temporada e cresceu de produção em 2021, com gols e assistências importantes. Na última vitória diante da Ponte Preta, o meia marcou um gol e deu dois passes para Willian e Wesley irem às redes.

Não há pistas sobre as peças que Abel vai utilizar, mas o esquema com três zagueiros deve ser mantido, uma vez que tem sido usado, além da Libertadores, também no Estadual. Mesmo com pouco tempo para treinar, o técnico português apostou no pragmatismo, conseguiu dar uma boa dinâmica à equipe no novo sistema tático, viu sua equipe se tornar eficiência no ataque e obteve resultados positivos em sequência.

COM FORÇA MÁXIMA - O Red Bull Bragantino espera não repetir em 2021 o filme do ano passado, quando fez a melhor campanha na primeira fase e caiu logo nas quartas de final do Paulistão. Para isso, precisa passar pelo Palmeiras em casa. Na temporada passada, sobrou na fase classificatória, mas perdeu para o Corinthians, por 2 a 0, em Bragança Paulista, nas quartas de final. Restou ao time se contentar com o título do Troféu do Interior.

"Temos que mudar a chave para esse mata-mata. É um campeonato diferente da fase de grupos. É um jogo só. Temos que ser eficientes, agressivos e intensos no nosso jogo. Temos que ser perfeitos para conseguir a classificação", avisou o zagueiro Léo Ortiz, um dos jogadores que está a mais tempo no clube.

Sem muito tempo de descanso, pois entrou em campo na última terça-feira pela Copa Sul-Americana - venceu o Emelec-EQU, por 2 a 0, em casa -, o Bragantino tem praticamente força máxima. O volante Jadsom Silva sofreu uma pequena fratura na boca durante o último jogo e está de fora. Em seu lugar deve voltar Lucas Evangelista, mas o volante Ricardo Ryller também é opção para o setor de meio-campo.

O técnico Maurício Barbieri, porém, tem boas notícias. O atacante Helinho volta a ser relacionado depois de quatro jogos fora devido a uma pancada no calcanhar. O também atacante Gabriel Novaes, ex-São Paulo e Bahia, vai ser opção no banco de reservas pela primeira vez desde a sua chegada ao clube há dez dias.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 17 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 15 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 14 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 18 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

lifestyle Signos Há 15 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 17 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

brasil Paraíba Há 13 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Iraque Há 10 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 15 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Casais famosos Há 10 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)