Vacinação reduz em 95% mortes por Covid-19 na Itália, diz estudo

Foram acompanhados 13,7 milhões de pessoas vacinadas de 27 de dezembro de 2020 a 3 de maio de 2021

© Shutterstock

Mundo Coronavírus 15/05/21 POR Folhapress

A vacinação contra Covid-19 reduziu as mortes em 95% na Itália, mostram resultados do primeiro estudo nacional sobre o impacto da imunização no país. Foram acompanhados 13,7 milhões de pessoas vacinadas de 27 de dezembro de 2020 a 3 de maio de 2021.

PUB

A queda no risco é progressiva a partir de 14 dias após a primeira dose e atinge o máximo a partir dos 35 dias. Após esse período, o estudo documentou também queda de 90% nas internações por Covid-19 e de 80% nos casos sintomáticos.

Os efeitos são semelhantes em homens e mulheres e em pessoas de diferentes grupos etários –no período estudado, a Itália estava imunizando os mais idosos e profissionais de saúde a partir de 40 anos.

"Os dados confirmam a necessidade de atingir rapidamente altas coberturas em toda a população para sair da emergência sanitária", afirmou o presidente do Instituto Superior de Saúde, Silvio Brusafero.Participaram da análise pessoas imunizadas com as vacinas da Pfizer, da Moderna e da AstraZeneca. De acordo com o governo italiano, cerca de 65% dos pacientes estudados tomaram a vacina da Pfizer, 30%, e 5% a da AstraZeneca.

Entre os que receberam as duas primeiras, mais de 95% haviam tomado já as duas doses, com intervalos de 21 e 28 dias, respectivamente –mais de 90% dos participantes respeitaram o calendário de imunização. No caso dos vacinados com a AstraZeneca, cuja aplicação começou em fevereiro na Itália, nenhum dos avaliados havia ainda completado o ciclo de vacinação.

A Itália administra também o imunizante da Janssen, mas seu uso começou no final de abril, por isso ele não está incluído nos resultados. O estudo excluiu pessoas que tomaram a primeira dose numa data que impediria o acompanhamento de eventuais desdobramentos (a partir de 7 de março, para mortes, e de 4 de abril, para diagnóstico).Os resultados também não incluem os que tinham sido diagnosticadas com Covid-19 antes do início da vacinação.

O texto ressalva que diferentes vacinas foram disponibilizadas em momentos diferentes, por isso pode haver casos em que a janela de tempo necessária para observar um possível evento não tenha sido suficiente.

Também observa que nem todos as faixas de idade e grupos populacionais estavam incluídas na campanha de vacinação, que priorizou os de maior risco. "As considerações estão destinadas a mudar com a entrada de novas vacinas e expansão da oferta vacinal a outros grupos populacionais", diz o texto.

Outro fato que pode alterar as conclusões é o aparecimento de variantes que escapem da proteção oferecida pelos imunizantes. Na |nglaterra, por exemplo, o governo afirmou nesta sexta (15) estar preocupado com o crescimento acelerado de pessoas infectadas pela B.1.617.2, identificada na Índia.

Segundo cientistas, ela é mais transmissível que outras linhagens que circulam no país, mas ainda não há evidências sobre o grau de transmissibilidade nem sobre como as vacinas agem sobre ela –a expectativa é que a proteção seja mantida.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 8 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

economia Profissões Há 17 Horas

Top 10 profissões que pagam mais de R$ 15 mil por mês; veja

fama LUCIANA-GIMENEZ Há 16 Horas

Luciana Gimenez é internada em hospital em São Paulo

fama Nicole Kidman Há 16 Horas

Nicole Kidman e Keith Urban em rara aparição com as filhas em evento

fama VIVIANE-ARAÚJO Há 14 Horas

Ex de Viviane Araújo diz que ela traiu Belo com ele enquanto era casada

mundo Utah Há 17 Horas

Gata é enviada por correio acidentalmente e fica 7 dias sem água e comida

justica Violência Há 18 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

mundo Reino Unido Há 12 Horas

Menino de 13 anos morre após ataque com espada em Londres

mundo Ucrânia Há 13 Horas

Ataque russo em Odessa deixa quatro mortos e 27 feridos

mundo Espanha Há 15 Horas

Homem é detido por matar irmão e confessa que também matou mãe