Samarco é acusada de não pagar acordo com pescadores

A superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura em Minas Gerais, Vanessa Gaudereto, afirmou que pescadores dos municípios de Periquito e Rio Casca também estão sem receber os recursos

© DR

Brasil Mariana 25/01/16 POR Estadao Conteudo

Pescadores acusam a Samarco de não pagar os valores previstos no termo de ajustamento de conduta (TAC) fechado com o Ministério Público depois do rompimento da barragem da empresa em Bento Rodrigues, Mariana, em 5 de novembro. Pelo acerto, os pescadores receberiam um salário mínimo, mais 20% por dependente e uma cesta básica por mês. O TAC foi fechado em 10 de dezembro.

PUB

Com o rompimento da barragem, rejeitos de minério de ferro atingiram o Rio Doce, destruindo flora e fauna, inviabilizando a pesca. Segundo Lélis Barreiros, presidente da Associação dos Pescadores de Conselheiro Pena (Aspec), município do Leste de Minas, dos 110 associados da entidade, 39 não receberam nada até hoje.

A superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura em Minas Gerais, Vanessa Gaudereto, afirmou que pescadores dos municípios de Periquito e Rio Casca também estão sem receber os recursos. "Estamos fazendo um monitoramento sobre quem não recebeu os recursos", afirmou Gaudereto. Segundo Barreiros, os associados estão vivendo "da ajuda dos vizinhos".

Os representantes do ministério e da associação dos pescadores de Conselheiro Pena participam desta segunda-feira, 25, de reunião da Comissão Extraordinária das Barragens criada pela Assembleia Legislativa para investigar as causas do rompimento da barragem da Samarco e os impactos sociais e ambientais da tragédia. A mineradora ainda não se posicionou sobre as declarações do presidente da Aspec.

A Samarco foi convidada para a reunião mas não enviou representante. A justificativa foi que o funcionário que iria à Assembleia estava participando das negociações sobre as ações do plano de emergência que está sendo discutido entre a União, governos de Minas e Espírito Santo, os dois estados cortados pelo Rio Doce, a empresa e suas controladoras, Vale e BHP Billiton. Segundo o relator Rogério Correia (PT) ainda não há previsão para conclusão do relatório final da comissão extraordinária. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Vídeo Há 12 Horas

Empresário mandou áudio antes de ser levado por rio: 'Cuida da mãe'

politica Alagoas Há 12 Horas

'Fica difícil viajar para inaugurar coisa', diz Lula após plateia vaiar Lira

mundo Insólito Há 14 Horas

Mulher "descansa" em compartimento de bagagem de voo: imagem viraliza

fama TV-GLOBO Há 7 Horas

Repórter da Globo é hostilizado ao vivo

brasil Rio Grande do Sul Há 13 Horas

Restaurante flutuante de Porto Mauá é encontrado a 30 Km, no rio Uruguai

fama WHINDERSSON-NUNES Há 12 Horas

Whindersson Nunes e Felipe Neto trocam acusações na web

politica AMÁLIA-BARROS Há 13 Horas

Deputada Amália Barros, vice-presidente do PL Mulher, está em estado grave em hospital

brasil Eldorado do Sul Há 14 Horas

Água baixa e revela sinais de uma cidade que nunca mais será a mesma

brasil CHUVA-RS Há 7 Horas

Com novas chuvas, Guaíba volta a subir e atinge 4,7 metros

tech Espaço Há 14 Horas

Forte tempestade geomagnética pode atingir Terra este fim de semana