Argentina suspende partidas de futebol por nove dias em combate à pandemia

Os jogos Independiente x Colón e Boca Juniors x Racing, que seriam neste final de semana pelas semifinais da Copa da Liga Argentina, já foram adiados

© Getty Images

Esporte Argentina 21/05/21 POR Estadao Conteudo

A AFA (Associação de Futebol Argentino, na sigla em espanhol) anunciou nesta sexta-feira que suspendeu os jogos de futebol no país até o próximo dia 30. A medida, em conformidade com o governo da Argentina, faz parte do combate à pandemia do novo coronavírus. Os jogos Independiente x Colón e Boca Juniors x Racing, que seriam neste final de semana pelas semifinais da Copa da Liga Argentina, já foram adiados.

PUB

Ainda não há informações sobre as partidas da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana envolvendo clubes do país, marcadas para o meio da próxima semana - um deles, na terça-feira, é entre River Plate e Fluminense, em Buenos Aires. A pressão pelo adiamento deve ser grande, já que os times argentinos estão tecnicamente impossibilitados até de treinar a partir desta sexta-feira.

Outra polêmica a partir de agora é com relação à realização da Copa América. A Conmebol, que é quem organiza esses torneios, informou que os jogos estão confirmados e que acontecerão normalmente até segunda ordem. A Argentina vai sediar sozinha a competição de seleções a partir de 13 de junho depois que a Colômbia, que seria a co-anfitriã, desistiu por conta de seu conturbado clima político.

"A AFA colabora com as autoridades nacionais, provinciais e municipais desde 20 de março de 2020 no desenvolvimento de protocolos de saúde dirigidos ao cuidado da família do futebol e da sociedade em geral, respeitando cada uma das decisões tomadas pelos nossos líderes e por especialistas em epidemiologia", disse um comunicado oficial da entidade.

"Por isso, neste momento em que o nosso querido país deve fazer um esforço extra para controlar esta pandemia angustiante que nos aflige, a AFA e todos que fazemos futebol voltaremos a acompanhar as autoridades nacionais, suspendendo a programação dos jogos correspondentes ao todas as competições locais por um período de 9 dias", completou.

Na última quinta-feira, o presidente argentino, Alberto Fernández, anunciou que o país entraria em confinamento total para enfrentar o que chamou de "pior momento da pandemia". A Argentina vem registrando em média 35 mil novos casos e 450 mortes por dia. Em relação à vacinação, cerca de 2 milhões de pessoas já foram totalmente imunizadas.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 15 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 14 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 17 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 17 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 15 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 16 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 15 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Bastidores da TV Há 8 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

fama Isabel Veloso Há 17 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 16 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens