Risco de conflito entre Pequim e Taiwan é o maior já registrado, diz centro de estudos chinês

O centro de estudos divulgou um estudo nesta semana, no qual aponta que Taiwan e a China continental estão à beira de uma guerra

© Shutterstock

Mundo CHINA-TAIWAN 22/05/21 POR Folhapress

As tensões no estreito de Taiwan atingiram o ponto em que um risco de conflito é o mais alto já registrado, segundo o China Cross-Strait Academy, um think tank ligado ao governo chinês.

PUB

O centro de estudos divulgou um estudo nesta semana, no qual aponta que Taiwan e a China continental estão à beira de uma guerra. O risco de conflito foi apontado como 7,21, em uma escala que vai de -10 a 10. É o maior índice já registrado desde o início da crise entre os dois lados, segundo o jornal SCMP (South China Morning Post).

Baseado em Hong Kong, o China Cross-Strait Academy fez uma análise atual e retroativa das relações entre Pequim e Taiwan, levando em conta fatores como força militar, relações comerciais, opinião pública, eventos políticos e apoio de aliados.Na década de 1950, nacionalistas chineses que perderam a guerra civil deixaram a China continental e se concentraram em Taiwan. O Estado comunista formado em 1949 considera a ilha como uma província rebelde. Hoje uma democracia, a região tem 23 milhões de habitantes.Para o think tank, o risco de conflito caiu durante os anos 1970, quando os EUA deixaram de reconhecer Taiwan como governo oficial da China e retomaram relações diplomáticas com Pequim, e voltou a crescer em 2000, quando o Partido Democrático Progressista conquistou o poder na ilha.

O risco subiu ainda mais com a chegada de Donald Trump ao comando dos EUA. Trump teve uma abordagem agressiva com Pequim e buscou se aproximar de Taiwan, e essa proximidade entre taiwaneses e americanos pode aumentar o risco de confronto na região. "Se a tendência atual continuar, a unificação de Taiwan à força [feita por Pequim] será apenas questão de tempo", disse Lei Xiying, chefe do think tank e membro do Partido Comunista Chinês, segundo o SCMP.

Os EUA, como a maioria dos países, não têm relações diplomáticas formais com Taiwan, mas é um grande vendedor de armas para a ilha. Durante o governo Trump, várias autoridades americanas foram enviadas a Taipé, capital da ilha, o que foi visto como provocação pelos chineses.

Caso a região resolva declarar independência -ou faça gestos claros neste sentido-, isso poderia levar o governo da China continental a uma resposta militar, como uma invasão. Pequenos atritos militares, como a entrada não autorizada de aeronaves e navios estrangeiros em áreas em disputa no mar, ocorrem com grande frequência.

No ano passado, a China apertou o cerco a Hong Kong, território semi autônomo, com uma série de medidas para silenciar vozes críticas e reforçar a lealdade de seus cidadãos ao governo central. Isso gerou a expectativa de que também poderia haver um endurecimento nas relações com Taiwan.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Paraíba Há 22 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama DEBORAH-EVELYN Há 23 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

fama Iraque Há 19 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

lifestyle Signos Há 23 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

tech Ataque Há 23 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Casais famosos Há 18 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama LUTO Há 23 Horas

Famosos lamentam morte de Anderson Leonardo, cantor do Molejo

mundo Guangzhou Há 19 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

esporte FLAMENGO-BOTAFOGO Há 21 Horas

Tite já ouve cornetas soarem no Flamengo e clássico vira jogo de risco

brasil POVOS-INDÍGENAS Há 21 Horas

Indígenas apontam apropriação cultural e intelectual por uso de cupuaçu, tucumã e stevia