Primeira Liga rebate CBF e mantém agenda de jogos

Em comunicado publicado no site do Grêmio, a entidade, formada por 15 clubes do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio e Minas Gerais, reclama que essas agremiações "vêm sendo constantemente prejudicados comercialmente por sucessivas tentativas de intervenção e proibição de seus jogos"

© dr

Esporte Embate 25/01/16 POR Estadao Conteudo

Cerca de duas horas depois de a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) emitir resolução para proibir a realização da primeira edição da Copa Sul-Minas-Rio, a Primeira Liga, organizadora do torneio, veio a público para rebater a CBF e garantir que a competição começa na quarta-feira, como previsto.

PUB

"(A resolução da CBF) em nada afeta a preparação e organização da Primeira Liga para os jogos desta quarta e quinta-feira. A entidade mantém uma posição jurídica e desportiva de independência das federações e da CBF, com base nos artigos 16 e 20 da Lei Pelé. Como consequência disto, não existe a necessidade legal de buscar-se prévia autorização para a realização dos jogos que estão programados até o dia 31 de março", alega a Primeira Liga.

Em comunicado publicado no site do Grêmio, a entidade, formada por 15 clubes do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio e Minas Gerais, reclama que essas agremiações "vêm sendo constantemente prejudicados comercialmente por sucessivas tentativas de intervenção e proibição de seus jogos".

A Primeira Liga argumenta que tenta dialogar e que chegou a receber por parte da CBF, em mais de uma ocasião, garantia de não intervenção, "o que hoje (segunda) mostrou-se não ser verdade". A entidade encerra o comunicado convidando os torcedores para os jogos deste meio de semana a diz que segue aberta ao diálogo com a CBF para que o torneio entre no calendário oficial no ano que vem.

A competição conta com forte oposição da federação do Rio (Ferj), a cuja diretoria Flamengo e Fluminense são opositores. Com o apoio dos demais 14 clubes da primeira divisão do Carioca, a Ferj cobrou publicamente que a CBF proibisse o torneio. Depois, uma reunião entre a Primeira Liga, a Ferj e a CBF encaminhou um acerto, com os clubes se comprometendo a realizar a primeira edição da Copa Sul-Minas-Rio em caráter amistoso.

Agora, entretanto a CBF diz que a Copa Sul-Minas-Rio não pode existir. A entidade coloca cinco considerações para justificar a decisão e afirma que há "obstáculos técnicos intransponíveis", citando que não há haverá descanso suficiente para os jogadores, que um jogo não pode valer por dois torneios (sugeriu-se isso para o Gre-Nal) e que não foi observado critério técnico para a participação dos clubes.

Em seu comunicado, a CBF diz que quer "harmonizar e democratizar o futebol brasileiro, pondo fim aos entraves, conflitos e antagonismos que acabaram se verificando entre os múltiplos atores de nosso futebol". Também lembra seu "empenho em promover competições rentáveis e de altíssimo valor agregado", citando a Copa do Nordeste. Assim, indica que quer ter o comando de todas as competições regionais do País.

No texto, assinado pelo presidente em exercício da CBF, Coronel Nunes, a entidade convoca os "protagonistas" das Copa Sul-Minas-Rio para deliberar sobre a inclusão do torneio no calendário de 2017. Também proíbe a solicitação de realização de qualquer competição não inserida no calendário 2016, autorizando amistosos apenas até 30 de janeiro, quando acaba a pré-temporada. Os clubes ainda não se pronunciaram. Com informações do Estadão Conteúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 16 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

justica Santos Há 21 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 19 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama BERNARD-HILL Há 18 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

brasil Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 17 Horas

Padre usa 200 mil reais do cartão da igreja para jogar 'Candy Crush'

brasil CHUVA-RS Há 18 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'

politica Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Lula chega a centro de operações do Exército em Porto Alegre para se reunir com Eduardo Leite

fama MADONNA-RIO Há 17 Horas

Tradutora da Globo viraliza ao evitar expressões sexuais de Madonna em show