Defesa destaca presença do Brasil nas missões de paz da ONU

Atualmente, o país exerce o comando das tropas da Missão da Organização das Nações Unidas para a Estabilização da República Democrática do Congo (Mousco)

© .

Mundo ONU 29/05/21 POR Folhapress

A Organização das Nações Unidas (ONU) comemora, neste sábado (29), o Dia Internacional dos Peacekeepers, que na língua portuguesa significa mantenedores da paz e conhecidos também como Boinas Azuis. As informações são da Agência Brasil.

PUB

Nesta data, o Ministério da Defesa destaca a participação das Forças Armadas e Forças Auxiliares do Brasil nas missões de paz da ONU. Atualmente, segundo o ministério, há cerca de 80 militares brasileiros participando de missões de paz, nos seguintes países: Chipre, Líbano, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Saara Ocidental, Sudão do Sul e Abyei.

"São homens e mulheres qualificados e preparados para cumprir a missão de devolver a segurança e a paz a países marcados por conflitos, assegurando a milhões de pessoas os direitos que lhes são essenciais".De acordo com a pasta da Defesa, a primeira participação brasileira em missões de paz da ONU foi no ano de 1947, na Grécia, quando observadores militares integraram a Comissão Especial das Nações Unidas para os Bálcãs (UNSCOB).

Nos últimos 73 anos, as Forças Armadas participam de 72 missões de manutenção da paz, empregando cerca de 55 mil militares. Por 13 anos, o Brasil comandou, com sucesso, a missão da ONU no Haiti (Minustah). Desde fevereiro de 2011 a janeiro deste ano, a Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL).

Atualmente, o país exerce o comando das tropas da Missão da Organização das Nações Unidas para a Estabilização da República Democrática do Congo (Mousco). Os militares brasileiros estão no país do Continente Africano desde 2013.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Paraíba Há 23 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Iraque Há 20 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

mundo Guangzhou Há 10 mins

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

fama Casais famosos Há 19 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

esporte FLAMENGO-BOTAFOGO Há 22 Horas

Tite já ouve cornetas soarem no Flamengo e clássico vira jogo de risco

brasil POVOS-INDÍGENAS Há 22 Horas

Indígenas apontam apropriação cultural e intelectual por uso de cupuaçu, tucumã e stevia

fama JERRY-SEINFELD Há 22 Horas

Jerry Seinfeld culpa extrema esquerda e politicamente correto pelo fim da comédia

esporte Brasil Há 13 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Antes da fama Há 23 Horas

Os piores trabalhos dos famosos, segundo eles mesmos

fama Baby Reindeer Há 19 Horas

Conheça Richard Gadd, o ator da série que está dando o que falar