Morre aos 97 anos o ex-deputado federal Camilo Cola, fundador da Itapemirim

A prefeitura do município e o governo do Espírito Santo decretaram luto oficial por três dias

© Divulgação / Agência Câmara

Política Óbito 31/05/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O empresário e ex-deputado federal Camilo Cola, fundador da Viação Itapemirim, morreu neste sábado (29), aos 97 anos, de causas naturais, em Cachoeiro de Itapemirim (ES). A prefeitura do município e o governo do Espírito Santo decretaram luto oficial por três dias.

PUB

A diretoria da Itapemirim divulgou nota de pesar na qual afirma que, além de fundador da viação que deu origem ao grupo, Camilo Cola foi visionário, empreendedor e líder em "inúmeras iniciativas empresariais, que deixaram um legado de desenvolvimento ao Brasil."

Cola foi deputado por dois mandatos, entre 2007 e 2015, ambos pelo PMDB (hoje MDB) e era pracinha, como ficaram conhecidos os militares brasileiros que lutaram na 2ª Guerra Mundial.

Filho de imigrantes italianos de origem pobre, Camilo Cola trabalhou como agricultor e lavador de carros. Em 1944, foi enviado para a Itália com a Força Expedicionária Brasileira.

Quando voltou da Europa, tomou um empréstimo, por meio de uma linha especial para ex-combatentes, e comprou um caminhão, dando início ao negócio que o levaria à criação da Viação Itapemirim.

Em publicação em sua conta no Twitter, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) agradeceu Cola por "garantir nossa liberdade na luta contra o nazismo e fascismo" e citou sua participação na "tomada de Monte Castello", em fevereiro de 1945, na Itália, quando brasileiros lutaram para conter o avanço alemão.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, também lamentou, na mesma rede social, a morte de Camilo Cola, a quem chamou de visionário e um dos responsáveis pela profissionalização do transporte no Brasil.

Em novembro de 2020, Cola recebeu de Tarcísio a Medalha do Mérito Mauá, criada em 1999 para dar reconhecimento público aos que tenham contribuído para o desenvolvimento do setor de transportes.

Políticos capibaxas também publicaram condolências à família do empresário e ex-parlamentar.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, afirmou em seu Twitter que Cola era um apaixonado pela política. "Um dos maiores empreendedores do Brasil, que mesmo com o avançar da idade, sempre fez planos para o futuro."

O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) disse que Camilo Cola deixa um legado de liderança e inspiração a novas gerações. Evair de Melo (PP-ES), deputado federal, afirmou que o empresário era um "capixaba de 1ª grandeza" e que era "amigo, conselheiro e sempre incentivador".

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 15 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 22 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 22 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 22 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 23 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama MADONNA-RIO Há 16 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda

fama Rio de Janeiro Há 22 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento