Lira afirma que 'vacinar é ponto de partida para retomar normalidade'

Lira disse que ter, apesar de não ortodoxo, confiança em um "dicionário para vencer a crise", sem substantivos ou adjetivos, "só de verbos"

© Getty Images

Economia Câmara dos Deputados 31/05/21 POR Estadao Conteudo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu nesta segunda-feira, 31, que a vacinação contra a covid-19 é o ponto de partida para que o País possa retomar a normalidade. Durante fala inicial, em evento promovido pelo jornal Valor Econômico, Lira disse que ter, apesar de não ortodoxo, confiança em um "dicionário para vencer a crise", sem substantivos ou adjetivos, "só de verbos".

PUB

"Este é um dicionário que não tem ordem alfabética, mas em ordem de prioridade. O primeiro verbo deles, o mais urgente, é o verbo 'vacinar'. 'Vacinar' é uma obrigação para com o povo brasileiro. É um dever do Estado e uma responsabilidade humanitária", afirmou o presidente da Câmara. Apesar das declarações, no Senado, membros governistas da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid tem defendido a prescrição de medicamentos sem eficácia comprovada em detrimento do avanço da campanha de vacinação.

Na sequência, Lira disse defender o "cuidar" dos brasileiros e a ampliação de programas assistenciais. "Os efeitos da retomada da economia não serão imediatos, sobretudo enquanto a vacinação não tiver atingido um contingente significativo da população, por isso é hora de todos nós lançarmos o mais ambicioso programa social da história do País", afirmou Lira.

Reformas

Durante a sua exposição, Lira rebateu as falas do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson de Andrade, que havia defendido há pouco uma reforma tributária mais ampla. Lira (PP-AL), em acordo com o ministro da Economia, Paulo Guedes, tem incentivado o andamento de uma proposta fatiada e mais enxuta.

"Temos que fazer a melhor reforma possível", disse Lira a Andrade. "Não a maior reforma tributária impossível. A reforma tributária possível não pode ser a maior, mas será melhor que o sistema atual", completou.

Lira também defendeu a aprovação de uma reforma administrativa sem perseguir os atuais funcionários públicos nem retirar direitos. "Temos limites entre o que aprovar, o quanto aprovar ou não aprovar nada. Se fosse só por atos unilaterais, talvez o mundo fosse mais fácil, mas não seria uma democracia", destacou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Santos Há 16 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

justica São Paulo Há 23 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 23 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 23 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

fama MADONNA-RIO Há 17 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda

fama Rio de Janeiro Há 23 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento

fama AYRTON-SENNA Há 18 Horas

Galisteu revela 3 sonhos não realizados de Ayrton Senna

brasil CHUVA-RS Há 21 Horas

Guaíba chega a 4,96 metros e atinge o maior nível de sua história

fama MADONNA-AMORES Há 18 Horas

Madonna exibe fotos de ex-amores em telão de shows