Paraguaio Alejandro Domínguez é eleito novo presidente da Conmebol

Ele era candidato único à sucessão do também paraguaio Juan Angelo Napout, que foi detido na Suíça e encontra-se em liberdade condicional nos EUA

© Reprodução

Esporte Entidade 26/01/16 POR Estadao Conteudo

O Paraguai continua à frente do futebol sul-americano. Alejandro Domínguez foi oficialmente confirmado como novo presidente da Conmebol, aclamado pelos representantes das 10 federações nacionais de futebol da América do Sul. Ele era candidato único à sucessão do também paraguaio Juan Angelo Napout, que foi detido em dezembro na Suíça e encontra-se em liberdade condicional nos Estados Unidos.

PUB

Além de Domínguez, a assembleia da Conmebol também elegeu o colombiano Ramón Jesurun como primeiro vice-presidente e Laureano González, da Venezuela, como segundo vice-presidente. São eles os dois primeiros da linha sucessão do novo presidente, que tentará ser o primeiro em décadas a não terminar na cadeia.

Estão em maus lençóis os últimos três mandatários da Conmebol: o paraguaio Nicolás Leóz, em prisão domiciliar em Assunção, o uruguaio Eugenio Figueredo, detido em Montevidéu, e Napout, que aceitou a extradição para os Estados Unidos. Os três são acusados pela Justiça norte-americana, entre outros crimes, de corrupção.

Domínguez chega à presidência após uma eleição sem adversários, já que o único outro candidato, o uruguaio Wilmar Valdez, desistiu do pleito. O paraguaio é aliado de Napout e contou com o respaldo de Argentina e Brasil para se candidatar sem opositores.

Filho de Osvaldo Domínguez Dibb, ex-presidente do Olímpia, Domínguez dirigia o jornal "La Nación", de propriedade da família. Eleito nesta terça-feira, terá mandato até 2019. Entre as atribuições, além de tentar tirar a Conmebol da lama, terá que lidar com a insatisfação dos clubes com relação aos repasses pelos direitos de transmissão da Libertadores.

O Congresso Extraordinário da Conmebol também definiu que Domínguez ocupará a cadeira da entidade na vice-presidência da Fifa, enquanto Luis Segura, da Argentina, será indicado para o Comitê Executivo da Fifa. Isso significa que o Brasil passa a ficar sem nenhum cargo no futebol internacional. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 20 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 22 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

brasil CHUVA-RS Há 18 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

fama Sean Diddy Combs Há 22 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 22 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 21 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 23 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 23 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 21 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

tech Apple Há 23 Horas

O iPhone 16 poderá ter melhor bateria do que o antecessor