Clubes brasileiros e argentinos dominam mata-mata da Copa Libertadores

Das 16 equipes classificadas e envolvidas no sorteio, 12 representam Brasil ou Argentina no primeiro mata-mata da competição

© REUTERS

Esporte Libertadores 01/06/21 POR Estadao Conteudo

A Conmebol define nesta terça-feira em Luque, no Paraguai, os confrontos das oitavas de final da Copa Libertadores, principal competição de clubes do continente. Das 16 equipes classificadas e envolvidas no sorteio, 12 representam Brasil ou Argentina no primeiro mata-mata da competição - 75% do total. Os intrusos são Olimpia e Cerro Porteño, do Paraguai, Barcelona, do Equador, e Universidad Católica, representante do Chile.

PUB

O domínio se acentuou depois de uma série de mudanças que a confederação realizou no torneio no final de 2016, ano em que Atlético Nacional, da Colômbia, e Independiente del Valle, do Equador, decidiram o título. Na ocasião, a equipe colombiana ficou com o troféu após vitória por 1 a 0 no estádio Atanasio Girardot, em Medellín, com gol do centroavante colombiano Miguel Borja.

No fim da temporada, a Conmebol decidiu estender o calendário da competição durante todo o ano e aumentar o número de vagas. O Brasil, que até 2016 tinha cinco (quatro via Campeonato Brasileiro e uma para o campeão da Copa do Brasil), passou a ter sete.

Os argentinos também foram agraciados com mais uma vaga. O número de representantes, que era de cinco até 2016, passou para seis a partir da temporada seguinte.

Desde então, a presença dos dois países nas oitavas de final ficou mais acentuada. No ano passado, das 16 equipes, nove pertenciam a Brasil ou Argentina. Nos anos anteriores - em 2019, 2018 e 2017 -, o número de representantes da dupla foi de 10, 12 e 10, respectivamente.

Curiosamente, os quatro campeões deste período foram Grêmio, River Plate, Flamengo e Palmeiras. A última final com uma equipe de outro país foi justamente em 2016, entre Atlético Nacional e Independiente del Valle, ano em que a Conmebol optou por mudanças.

O sorteio ocorre nesta terça-feira, a partir das 13 horas (de Brasília). O Brasil é representado por Atlético-MG, Flamengo, Fluminense, Internacional, Palmeiras e São Paulo. Os confrontos das oitavas de final estão marcados para julho.

Confira a divisão dos potes das oitavas de final da Libertadores:

Pote 1 - Palmeiras, Internacional, Barcelona-EQU, Fluminense, Racing-ARG, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Atlético-MG;

Pote 2 - Defensa y Justicia-ARG, Olimpia-PAR, Boca Juniors-ARG, River Plate-ARG, São Paulo, Universidad Católica-CHI, Vélez Sarsfield-ARG e Cerro Porteño-PAR.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 17 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 17 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 17 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 10 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 9 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 16 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 16 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 16 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 16 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 16 Horas

'Castelo do Harry Potter' é destruído após ataque russo no porto de Odessa